Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Abertura do III Fórum de Licenciaturas da UFRB é realizada em Amargosa

19 de Abril de 2016, 15:17 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 79 vezes

O III Fórum de Licenciaturas e o Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) tiveram início na tarde da última segunda-feira, 18 de abril, na Câmara de Vereadores da cidade de Amargosa. Na UFRB, os programas PIBID e PIBID Diversidade compartilham como objetivo principal o aprimoramento da formação inicial de professores.

O reitor Silvio Soglia e a vice-reitora Georgina Gonçalves fizeram parte da mesa de abertura do evento, saudaram os convidados e o público presente, destacando o Fórum como um importante mecanismo de discussão da formação de professores. “Mais do que nunca é muito oportuno nesse momento discutir currículo e formação dos nossos professores. Precisamos mais e mais de educação e formação do nosso povo para introduzir no ensino básico questões que contribuam com uma formação mais cidadã”, apontou o reitor. A vice-reitora destacou o protagonismo do Centro de Formação de Professores (CFP). “Espero que nesse encontro mais uma vez o Centro de Formação de Professores reafirme o seu compromisso com a transformação da sociedade, com a educação e a liberdade do nosso país”, ressaltou Georgina Gonçalves.

O diretor do CFP, Clarivaldo Sousa; a coordenadora geral do evento, professora Fernanda Santos; o representante discente, José Augusto Junior, e o professor Emanoel Soares, que na ocasião representou a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), também estiveram presentes na mesa oficial que deu início ao evento.

Após a mesa de abertura, o professor e ex-diretor geral do Instituto Anísio Teixeira, Nildon Carlos Santos Pitombo, realizou a Conferência “O plano Nacional de Educação e a Formação de Professores no Brasil”. Em sua fala, ele abordou concepções históricas sobre os dilemas na formação dos professores do Brasil. “Se nós refletirmos sobre os dilemas da saga da formação dos nossos professores, vamos entender o corte histórico que significa o Plano Nacional de Educação, um importante instrumento elaborado e fundamentando em um intenso debate político do Brasil”, comenta Pitombo.

Além de cumprir com a missão de contribuir para a formação dos licenciandos de várias áreas do conhecimento, o Fórum de Licenciaturas em conjunto com o IV Seminário do PIBID UFRB e o I Seminário do PIBID Diversidade da UFRB, pretendem colaborar com a formação continuada de profissionais que já atuam na educação básica, por meio de discussões sobre a atual conjuntura da profissão docente no Brasil. O foco das atividades são nos eixos temáticos: Currículo, Políticas de Formação de Professores, Formação de Professores e Diversidades, Legislação do Ensino e Docência. A terceira edição do Fórum segue até o próximo dia 20 e a programação pode ser conferida no site do evento.

Confira as fotos do evento:

{gallery}noticias2016/forum-licenciatura{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/4392-abertura-do-iii-forum-de-licenciaturas-da-ufrb-e-realizada-em-amargosa

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil