Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Aula magna marca início de especialização no campus de Feira de Santana

2 de Abril de 2014, 11:52 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 9 vezes

O curso de especialização Trabalho, Educação e Desenvolvimento para Gestão da Educação Patrimonial teve início na última sexta-feira, 28 de março, no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), campus de Feira de Santana. Após a recepção aos estudantes, em 29 de março, foi realizada a aula magna com o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Paulo Gabriel Nacif.

Com o tema “desafio da democratização da educação superior no Brasil”, a aula magna abordou aspectos sobre a educação contemporânea e a dinâmica da população brasileira. O reitor falou sobre a compreensão da razão de dependência da população, que é resultado da divisão entre as pessoas inativas com as ativas (em relação a faixa etária), como fundamental para discutir o potencial de riqueza do país.“ A população brasileira tende a atingir um equilíbrio em 2050, a tendência é que teremos uma estabilização, ou seja, vamos começar a ter a partir de agora uma diminuição do incremento anual da população”. Trata-se, de acordo com ele, de uma mudança radical na pirâmide etária nacional, configurada por uma base larga, em função do elevado número jovens ( 0 a 14 anos), e parte elevada estreita, formada pela população acima de 60 anos.

"Na Europa, já tem países em que se discute a universalização do ensino superior, nos EUA, por exemplo, cerca de 60% dos jovens de 18 a 24 anos estão na educação superior. Na América Latina, são cerca de 30%. Já no Brasil, são apenas 13% dos jovens. Na Bahia, este número é de 7%. Não se tem país de futuro com estes dados. Ou a gente investe agora nas diversas formas de educação, criando uma nova dinâmica no ensino superior, ou chegaremos em 2050 com muitos problemas", fala o reitor. De acordo com ele, é crucial discutir os desafios da democratização em diversos eixos: geográficos (territoriais), étnico-raciais, gênero, geracionais, sociais, legais e de estrutura de curso.

O evento contou ainda com uma mesa de abertura com o presidente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Antonio de Sousa; do diretor executivo do DIEESE, Paulo de Tarso; do coordenador de educação do DIEESE, Nelson Karam; do superintendente de Educação Profissional do Governo da Bahia (SUPROF), Antonio Almerico; da coordenadora da Pós Lato Sensu DIEESE/UFRB, Maria Inês Ferreira; do reitor da UFRB e da diretora do CETENS, Tatiana Velloso, que falou sobre a emoção de compatilhar o espaço do CETENS com a SUPROF e com o DIEESE. 

"É com grande satisfação que recebemos esse curso no nosso centro de ensino em Feira de Santana, que está ainda em uma sede provisório, mas cujo local reserva uma importante simbologia. Na década de 60, funcionava o serviço de integração dos imigrantes e, em plena ditadura militar, foi um local de qualificação de trabalhadores. Estamos, no entanto, na nossa luta a nível de sede definitiva” destaca a diretora do CETENS.  Em sua opinião, o Centro de Ensino aborda temáticas que irão colaborar para o aprofundamento de um desenvolvimento com sustentabilidade, tendo como base não só na produção de riquezas, mas também discutindo a distribuição destas mesmas riquezas. "Este é um Centro de Energia e Sustentabilidade que busca pensar uma educação contextualizada e, principalmente, discutir a produção de uma matriz energética sustentável, além de abordar a questão do semiárido", afirmaTatiana.

O curso de especialização Trabalho, Educação e Desenvolvimento para Gestão da Educação Patrimonial faz parte do Projeto DIEESE/SUPROF, subsídios para o fortalecimento, consolidação e promoção da qualidade da Educação Profissional do Estado da Bahia, e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Confira fotos da aula magna:

{gallery}noticias2014/aula-magna-curso-especializacao-cetens{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/3527-aula-magna-marca-inicio-de-especializacao-no-campus-de-feira-de-santana

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil