Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Balanço positivo e premiações marcam encerramento da III Reconcitec

27 de Outubro de 2014, 17:26 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 39 vezes

A III Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia – Reconcitec, evento que movimentou o campus de Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) entre os dias 21 e 23 de outubro, registrou a marca de seis mil inscritos e cerca de 450 apresentações de trabalhos no formato de pôsteres e 350 apresentações orais. Este foi o balanço feito pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação, professora Ana Cristina Fermino, na noite da última quinta-feira, dia 23, durante a cerimônia de encerramento.

“A Reconcitec é um reflexo do potencial colaborativo de toda a comunidade acadêmica da UFRB. Conseguimos fazer um evento de grande porte, em que nossos centros de ensino tiveram a oportunidade de apresentar as suas pesquisas e atrair a atenção de escolas públicas e privadas de toda a região do Recôncavo”, disse a pró-reitora. Em sua opinião, o envolvimento de discentes, docentes e técnicos durante toda a programação fez com que valesse a pena o trabalho da comissão organizadora do evento, coordenado pela PPGCI. Sobre o tema desta edição “Educação, Ciência, Inovação e Redução das Desigualdades Sociais”, ela definiu como uma escolha ética, que rendeu debates de qualidade aprovados pelos participantes.

“Essa foi sem dúvida a melhor reunião científica e cultural que já realizamos na UFRB e certamente marcará uma nova trajetória dos eventos dessa natureza em nossa instituição”, afirmou o vice-reitor Silvio Soglia, também presente na mesa de encerramento. Para ele, a Reconcitec é um evento que expressa a qualidade daquilo que é produzido na UFRB e isso deve servir de orgulho para toda a comunidade acadêmica. “São trabalhos de pesquisa, esforços individuais ou coletivos, que refletem o entusiasmo de cada um que faz o dia a dia dessa instituição”, disse Soglia. “Mais do que isso, traduz aquilo que a gente espera de uma Universidade que traça a sua trajetória no Recôncavo voltada para excelência”, completou.

Encerrando as falas, o superintendente da Editora da UFRB, professor Sergio Mattos, apresentou os novos títulos publicados pela EDUFRB e convidou os presentes a prestigiar o lançamento das obras ao lado dos autores. Mattos registrou que em dois anos de criação da editora já são 35 títulos publicados. “Esse número é uma marca da produção e multiplicação do conhecimento produzido na nossa instituição”, afirmou. 

Torneio da Ponte Treliçada – Um dos momentos mais aguardados da programação do último dia da III Reconcitec foi a divulgação dos vencedores do III Torneio da Ponte Treliçada do Recôncavo, evento organizado pelo Colegiado do Curso de Engenharia Civil. Divididos em duplas, os estudantes encararam o desafio de construir um protótipo de ponte com palitos de picolé de madeira unidos com cola, que deveria resistir a uma carga crescente. Após uma emocionante disputa, a comissão julgadora decidiu pelo empate entre duas duplas, uma vez que as pontes resistiram a mais de 100kg e uma delas não chegou a se romper. Cada membro das duplas vencedoras levou para casa um tablet. Os estudantes premiados foram Dalila Costa e Daniela Santos (com 136kg) e Patrícia Andrade e Rafael Cícero (102kg).

Feira de Ciências – Também no último dia da III Reconcitec, 23, foram conhecidos os vencedores da Feira de Ciências, que esteve em exposição durante todo o evento. Na categoria Ciências, foram premiados: em primeiro lugar, o projeto “Hidrocarbonetos como fonte de petróleo e o uso de energias não renováveis”, orientado pelo professor Cristiano Dias; em segundo lugar, o projeto “Alimento Científico: construção de modelos biológicos comestíveis”, orientado pelas professoras Girlene Santos e Jacqueline Machado; e em terceiro lugar, o projeto “Diversidade da serapilheira”, orientado pelo professor Elinsmar Adorno.

Na categoria Tecnologia, os premiados foram: em primeiro lugar, o projeto “Desenvolvimento de veículo incubador escalável de baixo custo para alternância de faixa em ultrapassagem”, orientado pelo professor Tiago Pagano; em segundo lugar, o projeto “Pipeta”, orientado pelo professor Nilton Cardoso; e em terceiro lugar, o projeto “Construção de um carro robô autônomo utilizando ferramentas educacionais de baixo custo”, orientado pelo professor Gildeberto Cardoso.

Menções Honrosas – Os melhores trabalhos científicos apresentados durante a III Reconcitec ainda serão conhecidos. A pró-reitora da PPGCI, Ana Cristina Fermino, informou que o comitê científico irá analisar todas as considerações feitas pelos professores avaliadores dos trabalhos apresentados para a entrega das Menções Honrosas. A relação será divulgada no site da Recontec.

Confira fotos do terceiro e último dia do evento:

{gallery}noticias2014/iii-reconcitec-encerramento{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/3766-balanco-positivo-e-premiacoes-marcam-encerramento-da-iii-reconcitec

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog