Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Campus da UFRB em Cruz das Almas sedia Fórum Regional de Esporte Educacional

25 de Fevereiro de 2016, 18:12 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 45 vezes

O campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Cruz das Almas sedia nesta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, o Fórum Regional de Esporte Educacional. O evento é uma promoção da Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, cujo objetivo é integrar os professores da rede municipal de ensino dos municípios do recôncavo baiano que fazem parte da REDE-BAHIA.

Participam do fórum 192 professores da rede municipal de ensino dos municípios de Santo Antônio de Jesus, Sapeaçu, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Muritiba, São Félix, Cachoeira, Maragojipe, Saubara, Santo Amaro, Teodoro Sampaio e Feira de Santana. Cada município está representado por 1 gestor, 5 professores que integraram a REDE-BAHIA nos anos de 2011 a 2015 e 10 professores novos para compor a REDE-BAHIA 2016.

De acordo com o coordenador de formação da REDE-BAHIA, professor Glauco Esteves, o objetivo do fórum é iniciar o Ciclo de Formação em Esporte Educacional voltado para os novos professores, que será complementado nos meses de março, maio, julho e agosto de 2016 com os encontros de formação específicos. Na abertura, foram apresentadas as instituições envolvidas no projeto e as ações do mesmo desde seu surgimento no ano de 2011.

O Centro de Referência Esportiva do Recôncavo da Bahia (CRER-BA), instituição que coordena as ações de Esporte Educacional com apoio da UFRB, foi representado pela coordenadora pedagógica Ivana Pedrão. Segundo Ivana, com a atual rede de parceiros multiplicadores do esporte educacional, hoje já são mais de mil crianças e adolescentes atingidos, dos quais 720 têm aulas gratuitas nas modalidades esportivas: futebol, boxe, taekwondo, capoeira, futsal, basquete e voleibol. 

“Com o esporte educacional, as crianças aprendem brincando e sentem prazer em participar. Não há a cobrança do esporte de rendimento”, diz a professora Ketty Caldas, que atua nos municípios de Maragojipe e Cruz das Almas. Já são aproximadamente 24 anos aplicando essa metodologia e ela garante: “nas atividades do projeto, não fazemos diferença de idade, físico, religião. Todas as crianças querem participar”. Para ela, a capacitação veio somar ao trabalho realizado nas escolas.

A programação do fórum segue pela tarde. Os professores vão poder conferir uma palestra sobre Educação Socioambiental e Esporte Educacional, proferida pelos monitores Nailton Cerqueira (futebol) e Jullyane Caldas (taekwondo). E ao final, haverá apresentações de banners sobre as consequências didáticas das ações desenvolvidas nos municípios integrantes da REDE-BAHIA.

Sobre o programa

O programa Esporte & Cidadania, no seguimento Esporte Educacional, é uma ação ligada ao Centro de Referência Esportiva do Recôncavo da Bahia (CRER-BA), com apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Associação Cultural GUETO, o Instituto Esporte & Educação (IEE) e a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, com patrocínio da Petrobras. O objetivo é disseminar a metodologia do Esporte Educacional.

{gallery}noticias2016/forum-esporte-educacional{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/4290-campus-da-ufrb-em-cruz-das-almas-sedia-forum-regional-de-esporte-educacional

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog