Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

CCAAB realiza Semana de Atualização em Ciências Agrárias, Ambientais e Biológica

18 de Novembro de 2014, 16:02 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 47 vezes

O Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na noite desta segunda-feira, dia 18 de novembro, a mesa de abertura da 1ª Semana de Atualização em Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (SECAB). O evento de caráter acadêmico segue até quarta-feira, dia 19, com uma extensa programação que inclui palestras, minicursos, mesas redondas e apresentações de pôsteres.

A cerimônia de abertura realizada no auditório da Biblioteca teve início às 19h com a apresentação do Coral da UFRB e, na sequência, a mesa de abertura foi formada com as presenças do vice-reitor da UFRB, Silvio Soglia; o diretor do CCAAB, Elvis Vieira; o vice-diretor, Josival Souza, e a gestora de Pesquisa e coordenadora do evento, Girlene Santos de Souza.

Na ocasião, a coordenadora deu as boas vindas aos participantes do evento e comentou as oportunidades que os mais de 1300 inscritos no encontro terão acesso. “O teor principal do evento será a produção animal e o equilíbrio ambiental, buscando agregar pesquisas que promovam a difusão das pesquisas desenvolvidas na área de Ciências Agrárias e Biológicas. Ao longo dos próximos dias, teremos apresentações de  113 trabalhos no formato pôster, 21 palestras e 37 de minicursos com diferentes temáticas”, disse Girlene. Já o diretor do CCAAB agradeceu o envolvimento da comunidade acadêmica na realização do evento. “Sempre tivemos o compromisso de transformar cada vez mais o CCAAB em um centro de excelência e agora nesses três dias de evento vamos ter mais uma oportunidade de aprender com as pesquisas aqui apresentadas”, comentou.


O vice-reitor Silvio Soglia encerrou a solenidade e destacou que a iniciativa permite uma série de troca de experiências entre os estudantes que contribuem no processo de formação. “Estas áreas de conhecimento têm uma forte relação com a sociedade, com a agricultura, pecuária e com o homem do campo, daí nosso dever de proporcionar ambientes de troca de integração”, disse Soglia.

Em seguida, foi formada a mesa sedonda “O ensino, a pesquisa e a extensão nas ciências agrárias, ambientais e biológicas no recôncavo baiano”. O debate contou com as presenças da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Ana Cristina Fermino; do representante da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), Erivaldo Souza; do coordenador de Cultura e Universidade da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), Claudio Manoel Duarte; do presidente da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Domingo Haroldo Reinhardt, e da representante do Grupo de Trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural para Comunidades Quilombolas, Agricultura Urbana e Periurbana da EBDA, Maria Higina Nascimento.          

Na oportunidade, a pró-reitora da PPGCI Ana Cristina Fermino apresentou um panorama dos cursos de ciências agrárias e ambientais na Bahia e destacou a expressiva produção científica, parcerias internacionais, grupos de pesquisas e projetos apoiados pela FAPESB no CCAAB. 

Sobre o evento - A I Secab tem o objetivo de congregar estudantes, professores e pesquisadores das instituições de ensino superior, ensino médio e fundamental, institutos de pesquisa e o público em geral para promover a difusão e estimular o debate a respeito das atividades culturais, científicas e tecnológicas desenvolvidas em âmbito nacional e, especificamente, no Recôncavo da Bahia, nas áreas das agrárias, ambiental e biológica. O encontro realizado pelo CCAAB tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), FAPESB e do Sebrae.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas em: www.ufrb.edu.br/secab.  

 


Fonte: http://www2.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/3805-ccaab-realiza-abertura-da-semana-de-atualizacao-em-ciencias-agrarias-ambientais-e-biologicas

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog