Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Começa com Vai de Bike programação da UFRB para racionalizar uso da água

1 de Março de 2018, 9:23 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 50 vezes

A ação Vai de Bike deu o pontapé da campanha Águas de Março, que reserva este mês, para ações de conscientização do uso racional de água e preservação do meio ambiente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Vai de Bike mobilizou parte da comunidade acadêmica, na manhã desta quinta-feira, dia 1º, e objetivou a redução da emissão de gases que causem o efeito estufa, segundo Leandro Barreto, do Núcleo de Logística Sustentável da Pró-Reitoria de Administração (PROAD). As pessoas que aderiram ao ato deixaram seus veículos motores em casa e vieram de bicicleta para as aulas ou ao trabalho no Campus Cruz das Almas.

O projeto Vai De Bike está em sua segunda edição na UFRB e foi inspirada na iniciativa mundial, que começou nos Estados Unidos com o nome Bike To Work Day , em 1956.

A programação Águas de Março, organizada pelo Núcleo de Gestão de Logística Sustentável, Núcleo de Meio Ambiente e GT Águas da UFRB, segue durante este mês com ações de mobilização que irão envolver campanhas publicitárias, distribuição de brindes e encontros do GT Águas da UFRB.

Ações

Alunos e pesquisadores do GT Águas mapearam os pontos de consumo e de fornecimento de água no Campus Cruz das Almas. Os pontos de consumo foram diagnosticados com o objetivo de fornecer informações que possibilitem reduzir o consumo expressivo de água e diminuir a conta da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A), principal fornecedora; bem como saber a segurança dos abastecimentos por carros pipa e poços subterrâneos próprios da UFRB.

A professora do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental Rosa Alencar, integrante do GT Águas, disse que a próxima etapa é avaliar a necessidade de manter essas três fontes de abastecimento e da segurança da qualidade da água consumida no Campus Cruz das Almas.

A professora Anaxsandra Lima Duarte, dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Sanitária e Ambiental e integrante do GT Águas, destacou como importante o trabalho do grupo, que influenciou vários alunos que estão desenvolvendo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a partir dos levantamentos e diagnósticos feitos no âmbito do GT Águas.

Dia D

O Dia “D” da programação é a palestra “Águas na UFRB” a ser realizada no dia 22 de março, Dia Mundial das Águas, às 8h, no Anfiteatro da UFRB. O tema será debatido pelas professoras Gabriela Botelho, Anaxsandra Duarte e Rosa Alencar, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC).


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5036-comeca-com-vai-de-bike-programacao-da-ufrb-para-racionalizar-uso-da-agua

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog