Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos realiza 2º Encontro de Ética na Pesquisa

22 de Outubro de 2016, 0:09 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 49 vezes

O 2º Encontro de Ética na Pesquisa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi realizado na última quarta-feira, 19 de outubro, no auditório da Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI),  campus Cruz das Almas. O evento teve como foco a ética na pesquisa dos seres humanos, por meio da análise de aspectos importantes para a preservação dos direitos, da cultura e do respeito aos participantes de uma pesquisa.  

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da UFRB foi responsável pela realização do evento. A mesa de abertura do encontro contou com a participação da pró-reitora Rosineide Mubarack da PPGCI e da coordenadora do CEP, Fabiana de Paula. A Pró-Reitora da PPGCI falou sobre o comprometimento dos membros da CEP da UFRB, destacando a importância do intercâmbio de saberes entres as CEPs de outras universidades: “a universidade é construída em rede”. Em sua opinião, o encontro é importante para ampliar “o entendimento do que significa ter de registrar a pesquisa, o processo e o rigor enfrentado nos pareceres fruto do trabalho da comissão”.

O Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos faz parte do sistema CEP/CONEP, vinculado ao Ministério da Saúde. Teve início em 2009 e hoje é composto por servidores docentes, técnico-administrativos e representantes dos usuários. “A CEP tem um papel consultivo e educativo, que fomenta a reflexão em torno da ética na ciência, no qual todos os membros participam de forma voluntária das atividades desenvolvidas”, explica a coordenadora Fabiana de Paula.

A professora Adriana Lopes da UFRB foi a primeira palestrante do dia. Ela falou sobre a ética como reflexo da sociedade, no qual um conjunto de valores históricos e culturalmente construídos possui ligação com o comportamento humano. Já no início de seu discurso, trouxe um questionamento: “será que na pesquisa com seres humanos, o comportamento dos participantes e do pesquisador estão associados?”. Ao responder afirmativamente, Lopes também enumerou pontos fundamentais à ética em pesquisa: “o pesquisador não pode adulterar nenhuma das diversas etapas da pesquisa” e “não pode manipular resultados”.

Além de palestrantes da UFRB, o evento contou com representações do Conselho Nacional de Saúde (Conep) do Ministério da Saúde e do CEP da Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública. A primeira edição do evento foi em 2013.

Confira recomendações básicas da CEP aos pesquisadores.

Mais informações: CEP

Abaixo, fotos do evento:

{gallery}noticias2016/etica{/gallery}

 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4587-ufrb-realiza-2-encontro-de-etica-na-pesquisa-evento-aconteceu-no-campus-cruz-das-almas

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog