Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Cursos de Educação Continuada sem tutoria da UFRB têm mais de 20 mil inscritos

5 de Outubro de 2016, 19:28 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 19 vezes

Os cursos de Educação Continuada sem tutoria da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) alcançaram mais de 20 mil inscritos. Os cursos são gratuitos e abertos a toda comunidade. São também conhecidos como MOOCs (Massive Open Online Course), em tradução: Curso Online Aberto e Massivo. Atualmente, são ofertados oito cursos em diversas áreas, com carga horária de 20h, 34h, 51h, 68h.

A UFRB foi a primeira instituição pública no estado da Bahia a ofertar os cursos de Educação Continuada sem Tutoria. “Os cursos MOOCS têm uma versatilidade de utilização, já que eles podem ser realizados a qualquer momento. Eles permitem também uma grande aproximação da Universidade com a sociedade, já que qualquer pessoa pode se inscrever. Essa é uma das principais vantagens, a UFRB consegue transcender as barreiras dos muros da Universidade e consegue atingir uma visibilidade a nível nacional e internacional, uma vez que os cursistas são de várias regiões do Brasil e de fora do país. Servidores de outros órgãos, a exemplo do Ministério Público e Secretarias de Educação também formam o público dos cursos MOOCS. Desta forma, a UFRB consegue ter uma visibilidade grande no cenário nacional e internacional, mas principalmente atinge o objetivo principal da universidade que é chegar à sociedade e prestar seu serviço de universalização do conhecimento”, destaca o superintendente Ariston Cardoso da SEAD.

De acordo com professor Eniel Santo do Núcleo de Educação Continuada sem Tutoria da SEAD, os cursos MOOCs se constituem em uma tendência internacional em que renomadas universidades ofertam os cursos abertos, gratuitos e de livre acesso para quem deseja se aperfeiçoar em uma área específica de seu interesse. Em 2016, os participantes contemplaram inscritos de todos os estados da federação, além de países estrangeiros de língua portuguesa. O estado da Bahia está na dianteira com 35% dos participantes, seguido do Paraná com 23% e São Paulo com 9% dos inscritos. Nas cidades baianas, os participantes dos cursos são, em sua maioria, de Salvador (20%), Feira de Santana (12%), Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus (8%). Há também cursistas de Ipirá, Amargosa, Vitória da Conquista, entre outras. “A pesquisa de avaliação dos cursos MOOC UFRB revela também que 95% dos participantes consideram-no como excelente ou ótimo e 99,7% o indicariam para um amigo ou familiar. Tais indicadores denotam a assertividade da equipe multidisciplinar que atuam na concepção didática e pedagógica de tais cursos na SEAD/UFRB”, declara Santo.

“Outro ponto de destaque que denota o nível de excelência dos cursos MOOC UFRB é o indicador de concluintes que está no patamar de 40%, enquanto que indicadores da Universidade da Pensilvânia apontam que em média de 4 a 12% completam os cursos MOOC até o final. Visto que tais cursos não possuem tutoria, os estudantes necessitam seguir um roteiro de aprendizagem instigante em que sua autodisciplina é determinante. Felizmente, os cursos MOOC UFRB estão conseguindo superar os indicadores internacionais para esta modalidade de cursos, devido ao cuidado da equipe com a concepção pedagógica dos cursos MOOC”, afirma Eniel Santo.

Desde que a SEAD/UFRB iniciou a oferta dos cursos MOOC, os mais procurados são “Leitura e Produção de Textos Acadêmicos”, com 9.341 participantes; seguido do curso “Moodle para Professores e Tutores”, com 3.174 inscritos; “Avaliação, Planejamento e Fundamentos da EaD” com 3.020 participantes e “Normas Técnicas ABNT para Trabalhos Acadêmicos” com 2.346.

Os cursos atualmente disponíveis são:
Introdução a Conferência Web RNP: carga horária: 20h;
Moodle para Professores e Tutores EaD: carga horária de 34h;
Planejamento, Avaliação e Fundamentos da EaD, carga horária de 51h;
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos: carga horária: 68h;
Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos: carga horária de 20h;
Curso Básico de Prezi: com carga horária 20h.
InDesign para Iniciantes: 20h
Suporte Básico de Vida em Cardiologia Adulto: 34h.

Confira os cursos em AVA Acadêmico
Mais informações: SEAD.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4570-cursos-de-educacao-continuada-sem-tutoria-da-ufrb-tem-mais-de-20-mil-inscritos

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog