Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Dia Mundial da Água é marcado pela entrega de relatório de consumo da UFRB

23 de Março de 2018, 9:26 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 41 vezes

O Grupo de Trabalho Águas (GT Águas), instituído por portaria da Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) concluiu a primeira, de quatro etapas, estabelecida pela equipe e entregou o relatório com o diagnóstico inicial do fornecimento e consumo de água no Campus Cruz das Almas.

A entrega do documento feita pela coordenadora do GT Águas, professora Rosa Alencar para a vice-reitora, professora Georgina Gonçalves dos Santos, aconteceu nesta última quinta-feira, Dia Mundial da Água, em programação ocorrida no Anfiteatro do Campus Cruz das Almas.

A entrega do relatório integrou a programação do projeto Águas de Março, encabeçada pelo GT Águas, pelo Núcleo de Meio Ambiente e pelo Núcleo de Logística Sustentável da UFRB, que buscam conscientizar a comunidade acadêmica sobre o uso consciente dos recursos hídricos.

Para produzir o relatório, o GT Águas composto de cinco professores e técnicos administrativos; e doze alunos, se reuniu vinte e quatro vezes nos últimos dez meses, após instituída a portaria da UFRB, e propôs medidas de melhorias do uso de águas nas dependências da instituição.

A próxima etapa do GT Águas será produzir um diagnóstico completo; um Plano de Ação e sugerir e acompanhar a Implantação de medidas.

Programação

A professora Rosa Alencar fez a palestra “Conhecendo o consumo de água na UFRB”, na qual se propôs a apontar, estudar, discutir, diagnosticar e propor alternativas nos diversos pontos de consumo da UFRB. As professoras Gabriella Botelho e Anaxsandra Duarte falaram sobre “Sensibilização e consumo consciente”. Os alunos e integrantes do GT Águas, Jéssica Valéria, Djalma Santos, Eugênio Rodrigues e Laíza Santos de Oliveira falaram de suas pesquisas sobre transporte, consumo, armazenamento e desperdício de água. As pesquisas dos alunos fazem parte do desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental.

A vice-reitora Georgina Santos destacou que a questão do consumo de água na UFRB vai para além do GT e ampliando a discussão para a sociedade brasileira. “Precisamos avançar no papel de garantir o direito ao uso da água para além da discussão gerencial, de competência instalada sobre o uso da água na UFRB; e abranger a defesa da água como soberania dos povos; como política de compromisso com o futuro”.

Georgina observou que, neste momento político e ambiental, interesses dos grandes conglomerados internacionais alcançam as reservas de água potável no Brasil, que os capitalistas procuram privatizar e que isso nos atinge como cidadãos.

Mesa

Da mesa de abertura da solenidade fizeram parte a vice-reitora Georgina Santos; o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), professor José Valentim Filho; o superintendente de Infraestrutura e Espaço Físico, Carlos André Oliveira Daniel; e a coordenadora do GT Águas, professora Rosa Alencar Santana de Almeida.

Veja fotos do evento:

{gallery}noticias2018/diamundialdaagua{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5068-dia-mundial-da-agua-e-marcado-pela-entrega-de-relatorio-de-consumo-a-ufrb

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil