Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Escorpiões, circuitos de celulares e exercícios para diabéticos no Univerciência

10 de Setembro de 2021, 11:59 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 11 vezes

{youtube}qmaH23MBb8I{/youtube}

Neste sábado (11) o Univerciência vai falar sobre acidentes com escorpiões e os registros epidemiológicos, e mostrar também o trabalho de pesquisadores, que criaram uma máquina para produzir placas de circuitos de celulares. A atração traz ainda um programa de exercício físico supervisionado para diabéticos e vai contar um pouco da história da Chapada Diamantina. No‌ ‌ar‌ ‌pela‌ ‌TVE‌ ‌aos‌ ‌sábados,‌ ‌às‌ ‌14h30,‌ ‌o‌ ‌programa‌ ‌tem‌ ‌horários‌ ‌alternativos‌ ‌às‌ ‌segundas-feiras,‌ ‌às‌ ‌20h,‌ ‌e‌ ‌quartas-feiras,‌ ‌às‌ ‌7h30.‌

O isolamento social promovido pela pandemia do coronavírus e o home office promoveram o aumento de 15% a 25% da geração de resíduos sólidos residenciais. Considerando que as pessoas estão ficando mais em casa, consumindo e produzindo mais lixo doméstico, o risco de acidentes causados por escorpiões tem aumentado, e o Estado da Bahia tem mostrado o maior índice de escorpionismo da Região Nordeste. O programa vai mostrar um estudo feito pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sobre os aspectos clínicos e epidemiológicos dos registros de acidentes causados por escorpiões, examinando diferenças espaciais e influências ambientais antes e durante a pandemia de COVID-19.

O Univerciência vai mostrar também o trabalho de alunos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), que criaram uma máquina para produzir placas de circuitos de celulares. O trabalho surgiu a partir da necessidade da criação de placas de circuito impresso no próprio laboratório de engenharia elétrica, uma vez que muitos pesquisadores l quando estavam realizando suas pesquisas, necessitavam prototipar circuitos eletrônicos em Placas de Circuito Impresso (PCIs). O projeto busca desenvolver uma máquina CNC de baixo custo para confeccionar as placas no próprio laboratório, sem a necessidade de fabricar os circuitos através de empresas. Os idealizadores do projeto afirmam que a invenção possibilita diversas atividades em várias áreas.

O telespectador vai conhecer ainda o programa Doce Vida, da Universidade de Pernambuco (UPE), único programa no Norte/Nordeste que atende diabéticos com o objetivo de controlar a doença por meio do exercício físico supervisionado. Além de um projeto de extensão, o programa desenvolve diversas pesquisas dentro do tema e procura melhorar o controle glicêmico por meio da prescrição do exercício físico baseada em evidências científicas. Em mais de 10 anos de existência, o programa já atendeu centenas de diabéticos da região metropolitana do Recife.

Nesta edição, o Univerciência vai mostrar uma pesquisa da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que mostra um pouco da história da Chapada Diamantina, a partir da análise da importância econômica deste parque nacional durante o século 19, período onde o extrativismo de minérios foi reformulado no Brasil, com a chegada da família real portuguesa. Por meio de leitura e transcrição da documentação primária de arquivos públicos municipais, o trabalho pontua o início da exploração de diamantes no entorno dos rios Mucugê e Cumbucas. A organização econômica baseada em pasto para gado deu espaço para o surgimento de uma mineração em larga escala e os reflexos podem ser vistos até hoje na economia local.

O programa Univerciência tem a participação de instituições de ensino de todos os estados nordestinos a partir da parceria entre universidades, institutos e televisões públicas da região. A produção do conteúdo é colaborativa e a veiculação acontece em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras, das universidades e dos institutos na Internet.

Onde assistir

Sábado, 11/09, às 14h30, no canal do Youtube da TVE.

Segunda, 13/09, às 10h, no canal do Youtube da TV UFRB.


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/6277-escorpioes-circuitos-de-celulares-e-exercicios-para-diabeticos-no-univerciencia

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog