Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Estudante de pós-graduação da UFRB vence prêmio de ciências sociais

20 de Dezembro de 2020, 20:50 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 45 vezes

Danielle Marcia Hachmann de Lacerda da Gama, aluna concludente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) venceu o prêmio de melhor dissertação da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), etapa da Região Norte/Nordeste.

A premiação foi concedida durante a Assembleia Geral do 44º Encontro Anual da ANPOCS, na UFABC, em São Paulo.

Danielle Gama é orientada de mestrado do professor Wilson Rogério Penteado Júnior. A sua dissertação, com 253 páginas, teve como tema “A voz e a vez de dizer: Batalhas de poesia em comunidades de periferias em Salvador (BA)”.

A dissertação tem por tema competições de poesia, que levam mundialmente o nome de Slams. Segundo Danielle, o Slam, criado nos EUA em 1986 e trazido para o Brasil em 2008, é uma batalha de poesias que busca provocar espaços democráticos de expressão e, no Brasil, como em outros locais, têm sido em geral promovidos em locais periféricos de centros urbanos, onde mais se encontram as carências da população em termos de investimento do poder público.

A dissertação de Danielle aborda o cenário dos Slams na cidade de Salvador, pela abordagem teórica dos Estudos de Performance. A pesquisa utilizou a descrição etnográfica, através das técnicas da observação participante e entrevistas semi-estruturadas, com o objetivo de compreender de que modo a performance do Slam age na criação de novos locais de fala para moradores das periferias e como o Slam atua e ganha sentido, podendo contribuir para a geração de formas de pensar o poético e o ético nos espaços da cidade de Salvador.

Para a autora, foi possível observar que, em Salvador, o Slam é um fenômeno engajado politicamente a questões de afirmação da identidade étnico-racial negra e integrado a outras manifestações artísticas e culturais de mesmo foco, nas quais seus atores transitam. “Como em uma batalha ritualizada que dramatiza a vida, seus atores disputam e restauram cenários e vivências e acionam afetos, recriando alternativas de existência face a negações e faltas, estas que também se tornam potências”, descreve a autora.

Sobre o prêmio

A premiação anual da Edição 2020 do Concurso Brasileiro ANPOCS de Teses e Dissertações em Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia) defendidas no decorrer do ano de 2019, visa incentivar e reconhecer a produção científica, assim como assegurar a difusão dos trabalhos de excelência acadêmica em Ciências Sociais junto à comunidade acadêmica e ao público em geral.

A diversidade de Programas de Pós-graduação e a heterogeneidade do país foram premiadas, nesta edição deste ano, com uma etapa regional, de melhor tese e a melhor dissertação das regiões Norte/Nordeste, Sul/Centro-Oeste (exceto DF) e Sudeste/DF.

Para a escolha das melhores dissertações e teses, o comitê acadêmico da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), levou em consideração a relevância temática da pesquisa; a originalidade analítica e metodológica; e a capacidade de interlocução interdisciplinar no campo das Ciências Sociais.


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/6027-estudante-de-pos-graduacao-da-ufrb-vence-premio-de-ciencias-sociais

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog