Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Estudante Quilombola da UFRB é premiado em edital de literatura infantil do Estado

28 de Abril de 2016, 19:46 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 231 vezes

O estudante João Paulo Pinto do Carmo, bacharel em História e mestrando no programa de História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foi um dos vencedores do 2º edital de li­te­ra­tura in­fantil de au­tores bai­anos. O discente do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) foi premiado com a obra "Ca­chos de Dendê – A his­tória de uma me­nina cha­mada Fe­lipa".

A entrega do prêmio e certificados aconteceu na última terça, 26, na sede da Se­cre­taria da Edu­cação, no Centro Ad­mi­nis­tra­tivo. As obras serão uti­li­zadas no pro­cesso de al­fa­be­ti­zação, com le­tra­mento, das cri­anças com até oito anos de idade das redes es­ta­dual e mu­ni­ci­pal da Bahia, como de­ter­mina o pro­grama baiano de educação Educar para Trans­formar.  “Esses li­vros vão al­cançar mais de 500 mil cri­anças, dando-lhes o di­reito de so­nhar através da li­te­ra­tura, de se verem re­tra­tadas nas his­tó­rias. Que­remos romper, com qua­li­dade, o anal­fa­be­tismo na mais tenra idade”, destaca o se­cre­tário Os­valdo Bar­reto.

Mo­rador da co­mu­ni­dade qui­lom­bola no distrito do Outeiro Redondo, município de São Félix-BA, e ex-beneficiário do Programa de Permanência Qualificada (PPQ) da UFRB, João Paulo Pinto do Carmo re­tratou na obra a cul­tura local no tra­ta­mento es­té­tico dos ca­belos com um óleo ex­traído do dendê. “Foi uma forma que en­con­trei de res­ponder ao meu so­brinho, de 4 anos, ques­ti­o­na­mentos sobre os di­versos tipos de ca­belo. O livro é um meio de afir­mação es­té­tica para as me­ninas”, ex­plica João, que também fez a ilus­tração do livro.

As obras inscritas passaram por avaliação de uma comissão composta por doutores, mestres e especialistas com experiência em seleção de material didático para o trabalho com crianças, que avaliou e emitiu parecer com recomendação de ajustes, para assegurar a possibilidade de integração do material dentro da proposta pedagógica do programa de alfabetização.

Os títulos selecionados são referenciados na realidade da Bahia, com linguagem e ilustrações, que criam nas crianças uma identificação, e contribuem para o processo de ensino e de aprendizagem. A previsão é que os livros sejam distribuídos no Ano Letivo 2017. Ao todo, 882 mil exem­plares dos li­vros in­fantis serão dis­tri­buídos em 416 mu­ni­cí­pios par­ceiros do pro­grama Educar para Trans­formar.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/pesquisa-academica/4405-estudante-quilombola-da-ufrb-e-premiado-em-edital-de-literatura-infantil-do-estado

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil