Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Fórum 20 de novembro é realizado em Cruz das Almas

22 de Novembro de 2013, 18:35 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 275 vezes

forum-aberturaCom a presença de pesquisadores, estudantes e ativistas pró-igualdade racial e inclusão social, teve início nesta quarta-feira, dia 20, o Fórum Internacional 20 de Novembro. A edição deste ano de um dos mais importantes eventos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) segue até esta sexta-feira, 22 de novembro.

O evento, que reúne cerca de 2500 pessoas, discute temas como relações raciais, sexualidade, gênero, políticas e práticas afirmativas. A abertura aconteceu no auditório Zumbi dos Palmares e contou com as presenças do reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, do reitor Silvio Soglia, dos pró-reitores de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), Ronaldo Barros, e de Extensão (PROEXT), Rita Santiago; da representante da Pró-Reitoria de Pós Graduação (PRPPG), professora Franceli da Silva e do diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Lima. Representando os estudantes, Mateus Barbosa; os técnicos-administrativos, Eliélson Aquino, e o continente africano, Camilo Afonso, diretor da Casa de Angola.

"Somos 52% da população brasileira e temos apenas 1% da produção intelectual que trata sobre as desigualdades raciais", falou durante a abertura do evento o pró-reitor da PROPAAE, Ronaldo Barros. De acordo com ele, o Fórum 20 de Novembro visa consolidar um espaço de reflexão para apontar políticas alternativas, o qual buscam o ideal de inclusão social como melhor caminho para alcançar a cidadania plena.

Já a reitor Paulo Gabriel Nacif afirma que é necessário assumir o recôncavo como uma importante fonte de aprendizagem. "É uma forma de continuar fortalecendo nossa cultura, destruindo a obra da escravidão. As conseqüências da escravidão são evidentes e estão no nosso dia-a-dia. O século XX é a maior prova que não resolvemos esta questão", destacou.

Nesta sexta-feira, será realizada a conferência "Populações Negras e a sociedade do conhecimento no século XXI", com a ministra Luiza Bairros, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade (SEPPIR) e com o reitor Paulo Gabriel Nacif. Para encerrar o evento, a entrega do prêmio Mário Gusmão e o show de Luiz Melodia.

Fórum 20 de Novembro: a data que dá nome ao evento, Dia da Consciência Negra, é uma celebração da vida de Zumbi dos Palmares, personagem marcante da história brasileira na luta pelo fim do regime escravocrata que durou 358 anos. Formada por 84,3% de afrodescendentes autodeclarados, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) transformou a ocasião em um dos principais marcos do seu calendário. A programação inclui ainda o VI Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo.

Confira fotos do evento: (crédito - Jheferson Jhekson, estudante de cinema e audiovisual da UFRB)

{gallery}noticias2013/forum-20-novembro{/gallery}

 

 

 

 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/noticias-rss?id=3402

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog