Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

III Reconcitec: conferência, painéis e minicursos promovem manhã de aprendizado na UFRB

23 de Outubro de 2014, 12:18 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 37 vezes

O segundo dia da III Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia - Reconcitec foi marcado pela apresentação de trabalhos científicos e a realização de conferência, painéis e minicursos. A programação teve início com a conferência “Contexto histórico, conceito e importância da agricultura familiar e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável”, ministrada pelo representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, Marcello Broggio.

Em seguida, os participantes se dividiram nas tendas e pavilhões de aula para conferir os debates e compartilhar conhecimento. Durante toda a manhã, foram realizados seis painéis e 16 minicursos que abordaram temas como Educação; Ciência, Tecnologia e Inovação; Agricultura Familiar; Pesquisa e Pós-Graduação no Brasil; Biossegurança em Laboratórios de Ensino; Pré-melhoramento de Plantas; Bioinformática; Pesquisa Científica e Fontes de Informação na Web; Biodiesel; Novas Abordagens na Análise Estatística de Dados, entre outros.

Para debater a temática “Interdisciplinaridade na Graduação e Pós-Graduação”, os convidados foram os professores Naomar de Almeida Filho, reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); Manuel Fernando Melo, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e Sônia Maria Sampaio, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A atividade teve como moderadora a professora Georgina Gonçalves, diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e foi uma das mais concorridas do evento.

O reitor da UFSB destacou a necessidade de construir uma universidade que atenda à nova conjuntura social e econômica do Brasil. Nesse sentido, ele apresentou a experiência da implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) na UFBA, onde também foi reitor, e a nova proposta dos Colégios Universitários e o modelo dos ciclos de formação na UFSB. “Na universidade tradicional, o aluno entra e sai de um curso através de uma formação com vários componentes comuns. Já no regime de ciclos, ele começa a universidade estudando o que se refere ao conteúdo geral e, em um segundo momento, passa a ter contato com tudo que diz respeito a sua grande área”, explicou.

Já o professor Manuel Fernando Melo, que também é coordenador do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da UFJF, apresentou ao público os desafios na universalização do ensino superior no Brasil. O educador apresentou vantagens e desvantagens do Sistema de Seleção Unificada (SISU), através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no processo de nacionalização da competição de vagas. “O ENEM tem qualidade como processo avaliativo, mas precisamos refletir sobre os seus efeitos não desejados, uma vez que a nacionalização não oferece opções ao ensino de discutir as competências exigidas no século XXI”, ressaltou.

Os painéis e minicursos da III Reconcitec seguem até esta quinta-feira, dia 23. Os temas desta manhã são Inserção Social; Educação e Tecnologia; Programas de Formação em Iniciação Científica, Tecnológica e Empreendedorismo; Vida Estudantil; O Papel da Biblioteca na Universidade; Doenças Negligenciadas; Citogenética Humana; Noções Básicas de Redação de Patentes; bem como práticas de laboratório e informática. Continuam pela tarde as exposições e a feira de ciência, além das apresentações de trabalhos e atividades culturais.

Sobre o evento: a III Reconcitec teve início na terça-feira, dia 21 de outubro, no campus da UFRB em Cruz das Almas. O encerramento está previsto para hoje às 17h30, no auditório da Biblioteca, com a entrega de menção honrosa e lançamento de livros da Editora da UFRB – EDUFRB. O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e patrocínio da Petrobras.  

Veja fotos do segundo dia do evento: 

{gallery}noticias2014/iii-reconcitec-segundo-dia{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/3760-iii-reconcitec-conferencia-paineis-e-minicursos-promovem-manha-de-aprendizado-na-ufrb

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog