Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

III Reconcitec: Feira de Ciências atrai estudantes de escolas do recôncavo

24 de Outubro de 2014, 12:44 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 40 vezes

Inseridas na programação da III Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia – Reconcitec, a Feira de Ciência reuniu dezenas de pesquisadores que desenvolveram experimentos com a finalidade de demonstrar suas tecnologias e produtos científicos. Um dos destaques do evento foi a presença de diversos colégios da região.

A Feira possibilitou mais uma oportunidade de interagir e despertar o interesse dos estudantes rede pública de ensino pela ciência. O colégio Manoel Benedito Mascarenhas da comunidade de São José do Itaporã (Muritiba), por exemplo, encaminhou nove estudantes para apresentarem o projeto “Práticas Educativas no Ensino Médio em desenvolvimento educacional”, que dispõe do apoio da Fapesb.

A professora de Geografia, Alexandra Vieira, falou sobre a iniciativa: “esta nossa apresentação tem foco na conscientização da população a respeito do uso de resíduos. Nossos alunos começaram a perceber o que não é lixo e o que pode ser reaproveitado. Nesse sentido, uma das nossas práticas que mais entusiasmou os alunos foram os 'Pufs de garrafa pets' ", explicou. A estudante do 2º ano, Bárbara Machado, integrante do projeto dos “Pufs”, conta que  pretende cursar Biologia e ressalta a importância de participar de um evento desta magnitude. “É muito importante  esse contato com a Universidade. Eu me interessei desde o início, especialmente porque  o nosso projeto trabalha com práticas educativas em educação ambiental, contribuindo diretamente com a qualidade de vida da minha  comunidade”, conta.

Segundo o coordenador da Feira, professor Ariston Cardoso, foram apresentados, ao todo, mais de 60 experimentos em projetos de Química, Física e Engenharia, em parceria entre a UFRB e as escolas. Além de Cruz das Almas, instituições de Cachoeira, Governador Mangabeira, Sapeaçu e Conceição do Almeida também participaram do evento. A atração é fruto da proposta "Feira de Ciência no chão da sala de aula da educação básica do Recôncavo da Bahia", de autoria de docentes do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da UFRB, aprovada na Chamada MCTI/CNPq/SECIS/MEC/SEB/CAPES Nº 50/2012

Estímulo a Interdisciplinariedade -  Um dos projetos que chamou a atenção do público foi o projeto “Robô de Sumô”, desenvolvido em conjunto com estudantes do Centro Educacional Cruzalmense (CEC).  O discente Kaio dos Santos do 4º semestre do curso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas e Tecnologias da UFRB falou sobre a iniciativa. “Para construirmos o robô, tivemos que ter acesso a um conhecimento básico em computação, e em noções elétricas e de mecânica, além de uma grande junção das engenharias para transformá-lo em realidade”, explicou.

Outro destaque no quesito exposições é a nova geração de “armadilhas”, que tem incorporada uma estação meteorológica. A importância desta versão é a facilitação na obtenção de dados meteorológicos para o pesquisador, que terá uma estação disponível no local da pesquisa. A estação fornecerá a temperatura; umidade interna e externa; pressão barométrica; velocidade e direção do vento; ponto de orvalho e pluviosidade. Ainda exibe ícones de previsão do tempo; fases da lua; gráficos de tendência climáticas e alarmes. Variáveis do tempo do dia e dos últimos 25 dias.

{gallery}noticias2014/reconcitec-feira{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cultura-e-extensao/3763-iii-reconcitec-feira-de-ciencias-reune-pesquisadores-e-estudantes-de-escolas-da-regiao

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog