Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Inema e UFRB assinam convênio voltado à restauração florestal no bioma Mata Atlântica

5 de Novembro de 2013, 14:48 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 59 vezes

Visando formular diretrizes e procedimentos técnicos para restauração florestal, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema, através da Diretoria de Biodiversidade – Dibio, assinou convênio de implantação do Centro de Referência em Restauração Florestal do bioma Mata Atlântica – CRRF/MA em 21 de outubro. O acordo, realizado na sede do Instituto, no Monte Serrat, tem como parceira a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, da diretora geral do Inema, Márcia Telles, do diretor da Dibio, Leonardo Vasconcelos e do reitor da UFRB, Paulo Nassif.

Comemorando mais uma parceria firmada com universidades baianas, o secretario de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, enfatizou o acordo e a relevância do mesmo para a política estadual de gestão florestal. "A importância deste convênio e de outros já firmados com outras instituições são as múltiplas atividades de estudo de valorização das espécies ameaçadas de extinção e é o fortalecimento da política de restauração florestal que contribui para a regularização dos produtores no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais – Cefir. Esse tipo de trabalho conjunto permite a aproximação tanto do desenvolvimento cientifico e pesquisa que a universidade desenvolve quanto na aplicação do dia a dia da sociedade. Esse elemento de integração é determinante para a criação de políticas públicas para o avanço cientifico e institucional", afirmou Spengler.

Para a diretora geral do Inema, Márcia Telles, o convênio é fundamental para o crescimento da integração entre o cidadão e o meio ambiente. "Esta parceria com a UFRB é mais uma etapa alcançada pelo Instituto e a Sema na implantação dos Centros de Referência em Restauração Florestal no estado da Bahia. Esperamos que o convênio traga resultados positivos para a população baiana, que será a maior beneficiada", disse a diretora.

O convênio terá a vigência de 02 anos e contemplará ações como a implantação da estrutura física (viveiros, laboratório de sementes, etc), realização de inventário florístico, marcação de matrizes e experimentos de restauração nas áreas demonstrativas, protocolos de restauração florestal, germinação e quebra de dormência, cursos de capacitação para servidores Inema e produtores rurais, com temas relacionados à restauração florestal. Ao final serão lançadas publicações com os resultados do convênio.

Destacando a assinatura, o reitor da UFRB, Paulo Nassif, salientou a necessidade de aprimoramento técnico-cientifico ambiental em regiões como o recôncavo baiano. "Antigamente, era complicado falar de meio ambiente em lugares como o recôncavo, que sofrem constantemente com os efeitos da seca. A partir deste acordo firmado com a Sema e o Inema outras regiões também poderão ser exploradas até conseguirmos abranger todo território baiano", enfatizou o reitor Paulo Nassif.

Serão beneficiados com a ação produtores rurais que forem capacitados e que tenham suas áreas restauradas, possibilitando assim a regularização no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais – Cefir.

Fonte: Ascom / Inema


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/3387-inema-e-ufrb-assinam-convenio-voltado-a-restauracao-florestal-no-bioma-mata-atlantica

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog