Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Parceria entre UFRB, UFBA e UnB promove IX Encontro de Diagnóstico

19 de Outubro de 2016, 13:08 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 52 vezes

O IX Encontro Nacional de Diagnóstico Veterinário (ENDIVET 2016), realizado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade de Brasília(UnB) e Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA) teve início na última segunda-feira, 17 de outubro. O evento reúne pesquisadores, estudantes e médicos veterinários e segue até quinta-feira, 20, no Hotel Mercure, na cidade de Salvador, Bahia. É a primeira vez que o encontro é realizado na região nordeste.

Com foco na discussão e atualização sobre técnicas de diagnóstico das enfermidades dos animais, além da divulgação de novos métodos, tecnologias e capacitação profissional para o diagnóstico clínico, laboratorial e epidemiológico, o ENDIVET teve sua primeira realização em 1992. Desde então, pesquisadores nacionais e internacionais, além de representantes dos principais laboratórios de diagnóstico do Brasil participam do evento, com informações sobre técnicas de diagnóstico, processamento de dados dos laboratórios e divulgação dos resultados e ocorrência de doenças emergentes que afetam a produção.

Na mesa de abertura do evento, da UFRB, representando o reitor Silvio Soglia, a professora e diretora do Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV), Flávia Santin, o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Lima. Da UFBA, o diretor da Escola de Medicina Veterinária, professor Carlos Humberto Filho, da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, professor Antônio Filho, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal nos Trópicos, professora Alessandra Lima. A representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), Maria Angela Almeida, e o presidente do IX ENDIVET, Pedro Pedroso, que atualmente também ocupa a vice-presidência do CBPA, completaram a mesa.

Em sua fala, Pedroso agradeceu aos patrocinadores e colaboradores, destacando a importância do evento em proporcionar trocas de experiências e aperfeiçoamento acadêmico e profissional. Ele destaca ainda o papel da Revista de Pesquisa Veterinária Brasileira da CBPA, com qualis A2, periódico mensal que abrigará os anais do evento. O estreitamento entre a UFRB e UFBA na realização do evento foi abordado pelo diretor da Escola de Medicina Veterinária, Carlos Filho, como outro ponto positivo do evento. Assim como todos na mesa de abertura, Filho apontou o intercâmbio de saberes e a consolidação de relações interpessoais e profissionais como frutos do ENDIVET. "Conhecer o que é trabalhado do Sul ao Norte do país. A experiência tem que ser trocada em um ambiente como esse", destaca Filho. Pensamento semelhante foi compartilhado pelo primeiro palestrante do Encontro, professor Claudio Barros da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS): "não adianta só diagnosticar, tem que difundir".

Ao todo, 183 resumos foram aprovados para apresentação de pôsteres e oito para apresentação oral. Destes, um irá receber a segunda edição do prêmio "Professor Carlos Tokarnia", homenagem ao professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, falecido em 2015, e autor de livros que são referências para área, a exemplo de “Plantas Tóxicas da Amazônia a Bovinos e Outros Herbívoros” e “Deficiências Minerais em Animais de Produção”.

Além dos organizadores, o evento contou ainda com o apoio da Pós-Graduação em Ciência Animal nos Trópicos da UFBA, da Lupetec Tecnologia Aplicada, Paraguaçu Engenharia Ltda, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), Revista de Pesquisa Veterinária Brasileira.

Confira o site do evento: IX Encontro Nacional de Diagnóstico Veterinário (ENDIVET 2016).

{gallery}noticias2016/endivet{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4581-parceria-entre-ufrb-ufba-e-unb-promove-ix-encontro-de-diagnostico

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog