Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

PIBID Interdisciplinar de Astronomia promove palestra no campus de Amargosa

2 de Março de 2015, 13:45 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 43 vezes

O PIBID Interdisciplinar de Astronomia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na quinta-feira, 19 de fevereiro, no Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Amargosa, a oficina “Alquimia Cósmica: a origem dos elementos químicos no Universo”. O objetivo geral foi compreender como os elementos químicos da tabela periódica, do hidrogênio ao urânio, foram formados no Universo.

A oficina foi ministrada pelo professor Alan Alves Brito, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Segundo Brito, os objetivos específicos procuraram ressignificar, através da tabela periódica dos elementos químicos, os aspectos intrínsecos do método científico; revisar as principais características da tabela periódica; estabelecer os princípios fundamentais da espectroscopia, destacando a importância da luz no contexto cósmico; esquematizar como a luz e a matéria interagem no Universo; resumir a história térmica do Universo – domínio da radiação e da matéria, e sumarizar o nascimento, vida e morte das estrelas de diferentes massas.

Ainda de acordo com o professor, o contexto de discussão científica tem como base a compreensão de que o Universo, que fisicamente representa a totalidade do espaço e tempo, além de todas as formas de matéria e energia, é composto, segundo a teoria padrão, por três componentes principais: energia escura, matéria escura e matéria visível. “Enquanto energia e matéria escura contribuem com cerca de 95% de tudo o que desconhecemos sobre o Universo, as galáxias, estrelas, planetas, cometas, asteróides e todo tipo de matéria visível, incluindo os seres humanos, somam cerca de 5% de tudo o que conhecemos”, explicou Brito.  

Ele definiu os elementos químicos da tabela periódica como os “tijolos” fundamentais da matéria visível, formada completamente por átomos (prótons, nêutrons e elétrons). E complementou abordando os principais mecanismos físicos envolvidos na gênese dos elementos químicos na natureza, desde o Big Bang até os processos de formação, vida e morte dramática das estrelas em galáxias, sem perder de vista os aspectos históricos que nortearam as descobertas científicas. “A tabela periódica dos elementos químicos será ressignificada”, disse. 

A proposta da oficina foi discutir o ensino de ciências em geral e a formação de público interessado em temas da Física e Astronomia. O público alvo foi de professores em formação no CFP e bolsistas do programa.

PIBID – O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência tem como objetivo de valorizar a docência nas universidades de todo país e, sobretudo, incentivar os estudantes das licenciaturas para atuação do ensino básico. No CFP, o PIBID Interdisciplinar de Astronomia é coordenado pelos professores Marcelo Santana, Yuji Wattanabe, Jean Adriano e Alberto Betzler.

Com informações do professor Marcelo Santana.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/3913-pibid-interdisciplinar-de-astronomia-promove-palestra-no-campus-de-amargosa

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog