Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Professor da UFRB desenvolve armadilha solar autônoma para controle da Helicoverpa

19 de Fevereiro de 2014, 10:55 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 75 vezes

{youtube}BNUB1FHYiiA{/youtube}O professor Denes Vidal, da área de Mecânica e Mecanização Agrícola da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), apresenta no próximo dia 27 de fevereiro, na cidade de Pintadas (BA), um equipamento que promete ser a solução contra a praga que já se espalhou pelos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Bahia. A armadilha solar autônoma é uma alternativa de fácil manejo e baixo custo de manutenção desenvolvida para controle e monitoramento da Helicoverpa armigera, lagarta que tem causado prejuízo às lavouras de milho, soja e algodão.

Resultado de dez anos de pesquisa, a armadilha utiliza a energia solar fotovoltaica para acionar uma lâmpada de LED que emite raios infravermelhos e ultravioletas que atrairão os insetos fotossensíveis. Um de seus diferenciais é que a bateria solar pode durar até 11 anos e não há a necessidade de manutenção diária como no caso da tradicional. “As armadilhas luminosas para captura de insetos existentes no mercado utilizam a energia hidroelétrica para acionar uma lâmpada, o que limita o seu uso, uma vez que precisa de fios condutores”, explica o professor Vidal.

Segundo o pesquisador, o equipamento também foi projetado com o objetivo de reduzir a aplicação de inseticidas na agricultura e eliminar o uso de derivados do petróleo no controle dos insetos. “Nossa intenção é subsidiar uma agricultura sem agrotóxicos. Além de ser um eficiente método de controle ecológico, a armadilha solar autônoma pode ser usada ainda para o estudo paralelo de flutuações e de levantamento de populações, uma vez que permite a captura diária dos insetos vivos”, diz Vidal.

Armadilha em uso no campo (Foto: Denes Vidal)O equipamento foi concebido com uma estrutura de sustentação, uma estrutura de iluminação e uma estrutura de captura de insetos. Outra novidade do produto é a presença de câmeras que fotografam a chegada dos insetos até a armadilha e mandam diretamente para o computador ou celular do agricultor para um monitoramento constante da lavoura. De acordo com Vidal, uma armadilha para cada 100 ha é o suficiente para um controle eficiente e o custo por hectare é de R$ 0,007.

A apresentação oficial da armadilha será no I Encontro de Apresentação, Análise e Orientação de Tecnologias Sociais para o Desenvolvimento Sustentável do Seminário, promovido pela UFRB em parceria com o Conselho Regional de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Jacuípe (CODES). O evento acontece no Salão Paroquial de Pintadas, no dia 27, das 8h às 16h, e irá reunir gestores municipais, lideranças comunitárias e agricultores. “Iremos propor redes de monitoramento de insetos no semiárido. Será a oportunidade de compartilhar as pesquisas da universidade para o fortalecimento da agricultura familiar”, aposta Vidal.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/pesquisa-academica/3493-professor-da-ufrb-desenvolve-armadilha-solar-autonoma-para-controle-da-helicoverpa

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog