Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Programa de Pós-Graduação da UFRB estreia publicação com Dossiê África-Brasil

30 de Maio de 2018, 11:45 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 248 vezes

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lança a primeira edição da Revista Novos Olhares Sociais e apresenta o Dossiê África-Brasil. O dossiê é organizado pelo professor pesquisador Dr. Kabengele Munanga, especialista em antropologia da população afro-brasileira e atualmente professor visitante da UFRB.

A publicação reúne um conjunto de artigos escritos por pesquisadores de diversas instituições do Brasil que, sob os mais variados recortes, tratam de explorar aspectos das relações entre o Brasil e o continente africano. De acordo com os editores, Wilson Penteado e Thais Joi Martins, os artigos se encarregam de demonstrar que as reflexões que envolvem a relação África-Brasil se reafirmam oportunas e necessárias, após dez anos da Lei nº 11.645/2008, que incluiu no currículo da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. 

Para o organizador, Kabengele Munanga, “as relações entre o Brasil e a África, graças aos contatos humanos afetivos e das instituições públicas e privadas, podem melhorar as imagens e as visões distorcidas e enviesadas que se tem sobre o continente”. Esse objetivo não pode ser alcançado “sem interrogar os estudiosos brasileiros, africanos e outros que têm se debruçado sobre a questão através de seus estudos nas últimas décadas”, diz o professor, no texto de apresentação da revista.

Munanga explica que procurou reunir no dossiê textos de síntese que abordam historicamente essas relações, apresentados em ordem cronológica, desde a remota época do tráfico humano até a atualidade, conferindo, desta forma, utilidade para os leitores não familiarizados com a temática.

Sobre a publicação - A revista Novos Olhares Sociais é um periódico acadêmico online, com publicações semestrais, nos meses de maio e novembro, cujo objetivo central é aprofundar e ampliar debates a partir da divulgação de pesquisas no âmbito das Ciências Sociais e áreas afins. Os artigos submetidos à revista devem ser originais.

Pós-Graduação - O PPGCS é vinculado ao Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus de Cachoeira. Contempla esforços investigativos aprofundados, próprios de qualificações ao nível de mestrado, que tratam das dimensões sociológica, antropológica, histórica, econômica e política, relacionados à temática da cultura, das desigualdades e do desenvolvimento.

Confira a edição Nº 01 da Revista Novos Olhares Sociais - Dossiê África-Brasil.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5167-programa-de-pos-graduacao-da-ufrb-estreia-publicacao-com-dossie-africa-brasil

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil