Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Projeto de extensão da UFRB lança podcast de história ambiental

27 de Agosto de 2020, 23:00 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 32 vezes

Pesquisadores do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lançaram um podcast sobre história ambiental. A iniciativa denominada "Histórias do Antropoceno" é um projeto de extensão universitária e funciona como um canal de divulgação científica e de experimentação acadêmica em história ambiental e áreas afins.

O programa objetiva apresentar histórias sobre a diversidade de relações entre as sociedades e o meio ambiente. Estão previstos depoimentos de cientistas, ativistas, mestres da cultura popular e testemunhas de transformações ambientais.  

O episódio piloto do projeto aborda a última enchente do Rio Paraguaçu (1989). O Paraguaçu é o maior rio da Bahia e liga a Baía de Todos os Santos ao Recôncavo e ao sertão. Em dezembro de 1989, o Paraguaçu transbordou o nível da Barragem da Pedra do Cavalo e avançou sobre as históricas cidades de Cachoeira e São Félix, marcando a memória dos seus moradores e a história da relação do rio com o povo do Recôncavo. O episódio piloto do "Histórias do Antropoceno" conta um pouco dessa história, ouvindo testemunhas da enchente e analisando suas causas e consequências. Na ocasião são entrevistados dois moradores de Cachoeira, a escritora Marinalva Silva e o artista plástico Davi Rodrigues. 

Participaram deste projeto: Clarice Lis Marcon - produção e narração,Francisca Helena Marques - direção, Gabriel da Costa Ávila - concepção, pesquisa, roteiro e narração, Paloma Cristina Santos - edição e design de som, e a edição.

Confira o episódio piloto: Histórias do Antropoceno - Episódio Piloto: A última enchente do Paraguaçu.

Mais informações sobre o projeto no Instagram @historiasdoantropoceno.

Dúvidas: [email protected].


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5939-projeto-de-extensao-da-ufrb-lanca-podcast-de-historia-ambiental

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog