Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Proposta de UCs na Serra da Jiboia é recebida na Assembleia Legislativa da Bahia

28 de Abril de 2016, 17:48 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 234 vezes

A criação de um mosaico com três áreas de proteção interligadas na Serra da Jiboia foi amplamente debatida nesta quarta-feira, dia 27 de abril, em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa (ALBA), presidida pelo deputado Marcell Moraes (PV). O projeto e todo trabalho de pesquisa foram apresentados pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá).

A conservação da área, já defendida há mais de 20 anos, ganhou a forma de uma proposta técnica a partir de projeto executado pelo Gambá e pela UFRB com diversos parceiros locais. Os municípios do entorno participaram ativamente das discussões e construção da proposta, que está sendo entregue às autoridades competentes em nível municipal, estadual e federal. O presidente Marcell Moraes adiantou o apoio da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da ALBA à proposta, que deve ser formalizado nas próximas reuniões.

O parlamentar Marcelino Galo, vice-presidente da Comissão, também referendou a proposta: “recebemos o resultado dos estudos realizados e defendemos que uma parte da Serra da Jiboia, onde há floresta, seja transformada em Unidade de Conservação de Proteção Integral e, na área do entorno, que se crie uma área de proteção com menos restrições. A ideia é conciliar a preservação do meio ambiente ao desenvolvimento das atividades econômicas na região”.

O professor da UFRB e biólogo Marcos Lhano destacou que os estudos para criação das unidades de conservação duraram 18 meses e, além das diversas espécies animais e plantas desconhecidas, também foram contabilizadas 15 nascentes importantíssimas para a fauna, a flora e os municípios e as comunidades que existem entorno da serra e de toda região.

A Serra da Jiboia, no Recôncavo Sul baiano, é uma zona de transição entre a Mata Atlântica e Caatinga. O mosaico, com as unidades de conservação da Serra da Jiboia, ficará situado entre os municípios de Santa Teresinha, Castro Alves, Varzedo, São Miguel das Matas e Elísio Medrado, todos no Recôncavo Sul do Estado.

Sobre o projeto

O projeto Serra da Jiboia, iniciado em 2014, realizou estudos que comprovaram a riqueza biológica da área. Baseado neles, propõe a criação de um Parque para proteger o maciço florestal mais conservado e uma Área de Proteção Ambiental (APA), circundando a área do parque, para potencializar o uso sustentável da terra em seu entorno, formando assim um mosaico de UCs junto com a Reserva Particular do Patrimônio Natural Guarirú, unidade de conservação já existente na área.

Fonte: Gambá, ALBA e Ascom/Marcelino Galo.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/pesquisa-academica/4404-proposta-de-ucs-na-serra-da-jiboia-e-recebida-na-assembleia-legislativa-da-bahia

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil