Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Reitor visita Escola Profissionalizante de corte e costura na Baixa da Linha

7 de Julho de 2016, 17:06 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 66 vezes

Quarenta mulheres, entre 20 e 62 anos, moradoras da comunidade Quilombola da Baixa da Linha e da Vila Guaxinim, em Cruz das Almas, estão sendo beneficiadas por um projeto de extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) que propõe alternativas para geração de renda e fomento ao empreendedorismo.

A iniciativa é realizada por meio da Escola Profissionalizante de Corte e Costura, criada através do Edital Proext/MEC/SESU 2014. A unidade recebeu na tarde do dia 14 de junho a visita do reitor Silvio Soglia e do coordenador do projeto, José da Conceição Santana. A Escola foi inaugurada no dia 02 de maio e a primeira turma teve sua aula inaugural no dia 18 de maio.

Na ocasião, o reitor Silvio Soglia destacou a importância do engajamento dos moradores da Baixa da Linha e desejou sucesso às alunas do curso de costura. “Essa é mais uma bela iniciativa da nossa universidade. Há uma disposição nossa em sempre apoiar a comunidade. Agora precisamos dar um passo adiante, precisamos transformar esse trabalho em renda familiar, melhorando a qualidade de vida das famílias através do trabalho de cada uma de vocês”, disse

O coordenador do projeto, José da Conceição Santana explica que além das aulas práticas com a professora Flor de Jesus, as alunas também terão acesso a um módulo específico sobre associativismo e cooperativismo. “Aqui vocês estão aprendendo o corte, mas a partir da próxima oficina vocês vão aprender o que fazer com a produção, através das noções de cooperativismo”, aponta

O curso do Projeto da Escola Profissionalizante de Corte e Costura da Comunidade da Baixa da Linha será realizado em um período de três meses e objetiva colaborar para que a comunidade estabeleça para si novos meios de sustentabilidade como forma de inclusão social, trazendo a universidade como agente público desta inclusão. “Eu já costurava, mas não sabia costurar na máquina. Agora já estou fazendo minha própria saia para vestir nas festas juninas”, conta a senhora Luciene Fonseca, conhecida na comunidade como dona Lucinha.

Saiba mais - A Escola foi uma demanda apresentada pelas mulheres da Baixa da Linha em um estudo realizado no pela Socióloga Iolanda Oliveira, em 2011. A pesquisadora investigou os anseios da comunidade para o enfrentamento do desemprego. O projeto da Escola Profissionalizante é realizado em parceria com a Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBA) e com a Associação Comunitária da Linha (Ascol), que atua como interlocutora junto à comunidade, e hoje colabora cedendo o espaço para a realização das atividades.

A Comunidade da Baixa da Linha está ao lado do campus da UFRB em Cruz das Almas, a 4 km do centro da cidade.

Confira fotos:

{gallery}noticias2016/silvio-visita-escolalinha{/gallery}

 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4476-reitor-visita-escola-de-corte-e-costura-na-baixa-da-linha

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog