Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Seminário de abertura do PIBID é realizado em Amargosa

12 de Março de 2014, 16:57 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 56 vezes

O Seminário de abertura do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) 2014 da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi realizado na manhã da última terça-feira, 11 de março, na Câmara de Vereadores da cidade de Amargosa. Na UFRB, são dois programas: PIBID e PIBID Diversidade que compartilham como objetivo principal o aprimoramento da formação inicial de professores.

Os projetos são desenvolvidos por meio da articulação entre a instituição de ensino superior e o sistema público de educação básica. “O PIBID promove o diálogo entre escola e universidade, articulando teoria e prática”, destaca Leandro Diniz, coordenador institucional do PIBID/UFRB. Ao falar do projeto, que completa quatro anos na UFRB este ano, ele fala sobre o seu avanço: "em 2014, supera-se em mais de cem o volume total de bolsas quando comparados a dezembro de 2013". De acordo com Diniz, para este ano, 620 bolsistas foram contemplados no PIBID e PIBID Diversidade na UFRB.

 “O PIBID é uma forma de transforma a vida das pessoas, com o próprio protagonismo delas”, aponta o vice-reitor da UFRB. Ele destaca os dois programas como fundamentais para valorização e formação inicial dos professores e destaca a importância do acompanhamento dos resultados das ações. De acordo com ele, devido a elevada necessidade de deslocamentos da equipe do programa e dos estudantes, um ônibus com 52 lugares será disponibilizado para atender os estudantes. A previsão é que o veículo esteja disponível para uso em maio.

O vice-reitor Silvio Soglia fez parte da mesa de abertura do evento ao lado da Pró-reitora de Graduação, Luciana Alaíde Santana; do Diretor do Centro de Formação de Professores (CFP), professor Clarivaldo Sousa; da Coordenadora Institucional do PIBID-Diversidade/UFRB, professora Márcia Luzia Neves e do Coordenador Institucional do PIBID/UFRB, professor Leandro Diniz. Após a mesa de abertura, o professor do Instituto Federal Bahia, Alex Andrade Alves, palestrou sobre “Reflexão na/sobre a prática de sala de aula fundamentada da ação educativa contextualizada”. Em sua fala, ele abordou concepções sobre ações educativas contextualizada: “baseia-se na realidade social dos educandos e educandas e possibilita contextualizar o processo de ensino e aprendizagem com a diversidade cultural de cada lugar, promovendo a produção do conhecimento".

“Trabalho e desafio nunca colocaram medo a estudantes com compromisso com a sociedade e com ideais de transformação”, diz o vice-reitor. “O PIBID é uma bolsa suada, mas encarada como um momento especial na formação de vocês. Ao atuar já nas escolas, certamente, vocês terão acesso a uma formação diferenciada”, fala Diniz. Encerrando o evento, as professoras Maiane Santana e Delane Macedo, ex-bolsistas PIBID, relataram suas experiências no projeto.

PIBID: Foi instituído pelo Ministério da Educação como uma forma de valorização do magistério, com a ampliação do tempo de convivência dos licenciandos no seu futuro ambiente do trabalho: a escola. Tem o objetivo de proporcionar o intercâmbio entre professores, estudantes de graduação, pesquisadores e interessados em questões relativas à iniciação à docência. A Ação Educativa Contextualizada é foco dos subprojetos do PIBID/UFRB.

O PIBID tem o objetivo de aperfeiçoar a formação inicial de professores por meio da inserção de estudantes de licenciatura em escolas públicas; o PIBID Diversidade, em sua primeira edição este ano, busca o aprimoramento da formação inicial de professores para o exercício da docência nas escolas indígenas e do campo. Em comum, ambos concedem bolsas de iniciação à docência, bolsas de supervisão e de coordenação de área à equipe envolvida nos projetos. 

Confira as fotos do evento: 

{gallery}noticias2014/seminario-pibid{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/3511-seminario-de-abertura-do-pibid-e-realizado-em-amargosa

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog