Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Seminário de Robótica da UFRB apresenta potencialidades para público estudantil

28 de Novembro de 2019, 12:42 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 157 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoveu o I Seminário de Robótica da UFRB nos últimos dias 21 e 22 de novembro, no auditório da Biblioteca, campus Cruz das Almas.

A principal atração foi o campeonato de futebol de robô, empregando conceitos de eletrônica, elétrica e mecânica, integrando-os na construção de sistemas físicos.

O evento foi organizado pelo projeto de extensão “UFRBots: uma visão extensionista para o futebol de robôs no Recôncavo da Bahia”, composto por três professores e dez alunos.

O evento apresentou o potencial da área e reuniu universitários dos cursos de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET), Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação, da UFRB.

Alunos do ensino médio do Colégio Estadual Luciano Passos e do Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo (CETEP) Alberto Torres, interessados no tema, foram capacitados, com oficinas, para o desenvolvimento de equipes de futebol de robôs.

Os alunos participantes do projeto, compuseram duas turmas distintas, uma com alunos do ensino médio e outra com os alunos do BCET e Engenharias, onde ambas puderam por meio da execução do projeto de extensão, trabalhar e aprender com a categoria de Simulação 2D do futebol de robôs.

Capacitação

O I Seminário de Robótica da UFRB  teve como principal objetivo a promoção e o estímulo do uso da robótica no Recôncavo da Bahia, por meio de campeonato de futebol de robôs entre alunos da rede pública de níveis superior e médio, palestras e atividades de capacitação.

Presenças

Na abertura do evento, fizeram parte da composição da mesa, o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), professor doutor José Valetim dos Santos Filho; o professor André Luiz Carvalho Ottoni, coordenador-geral do evento; e o aluno e bolsista Higor Santos de Jesus, capitão da Equipe de Futebol de Robôs da UFRB (UFRBots).

Os presentes cantaram o Hino Nacional seguido de discursos dos oradores da mesa. O professor Valetim Filho enalteceu a importância do evento e disse que a primeira edição era “um evento semeador” para os próximos anos.

{gallery}noticias2019/ufrbots{/gallery}

 


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5678-seminario-de-robotica-da-ufrb-apresenta-potencialidades-para-publico-estudantil

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog