Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Simpósio de Fisiologia na UFRB reúne profissionais do futebol nacional

8 de Dezembro de 2014, 15:53 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 45 vezes

O I Simpósio de Fisiologia do Exercício Aplicada ao Futebol de Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) reuniu profissionais e pesquisadores da área na Câmara Municipal de Amargosa, nos dias 05 e 06 de dezembro. Fisiologistas do Cruzeiro Esporte Clube, do Botafogo de Futebol e Regatas, Esporte Clube Bahia, além do auxiliar de fisiologia que já atuou na Copa do Mundo de 2014 realizaram palestras no último dia do evento. 

A Fisiologia, que estuda os processos físicos e bioquímicos que ocorrem no interior de cada organismo, é vista pelo idealizador do evento e coordenador do GEFFUTE, Francisco Coelho, como algo essencial para compreensão do corpo. Quando relacionado à educação física, sua abordagem abrange o funcionamento do corpo durante os exercícios físicos. Com a palestra de abertura “Caracterização fisiológica e perfil das ações motoras realizadas no futebol de campo”, o professor falou sobre os aspectos físicos, técnicos, mentais, fisiológicos, táticos e políticos a serem considerados durante uma partida de futebol.

Em sua opinião, o uso da ciência é fundamental para melhorar o nível dos atletas e os times da série A do Campeonato Brasileiro fazem uso desse conhecimento. Já os de outras divisões, alegando falta de verba, muitas vezes não investem em um departamento de fisiologia. Com o GEFFUTE, Coelho afirma que é possível a Universidade auxiliar estes clubes com infraestrutura adequada. E completa: “o processo de treinamento depende de características individuais, qualidade, quantidade e organização do treino”.

Na mesa de abertura do simpósio, além de Francisco Coelho, estavam presente o diretor do CFP, Clarivaldo Sousa, e Marcelo de Jesus, representante do corpo discente de Educação Física. O Grupo de Estudos em Fisiologia do Futebol e Treinamento Esportivo (GEFFUTE/UFRB) do Centro de Formação de Professores (CFP) foi o responsável pelo evento.

GEFFUTE/UFRB: criado em julho de 2013, além de discutir, produzir e difundir o conhecimento científico relacionado ao futebol de alto rendimento, o GEFFUTE/UFRB também presta consultoria às equipes e atletas profissionais e amadores da região, que atuam não apenas no futebol, mas em outras modalidades esportivas que necessitem de apoio técnico-científico no processo de treinamento.

 

{gallery}noticias2014/simp-fisiologia{/gallery}

 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/3826-simposio-de-fisiologia-reune-profissionais-do-futebol-nacional

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog