Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Turma de tecnólogos em Agroecologia da UFRB cola grau pelo Pronera

8 de Dezembro de 2020, 4:03 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 77 vezes

formatura agroecologia

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na última sexta-feira, dia 04, a formatura da primeira  turma do curso de Tecnologia em Agroecologia. O curso é resultado de uma parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e movimentos sociais.

Os 58 novos tecnólogos em Agroecologia pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) na Bahia colaram grau em cerimônia virtual. Iniciadas em 2015, as aulas foram ministradas no campus da UFRB, no município de Amargosa, na região do Vale do Jiquiriçá, e também na sede da Efase, situada em Monte Santo (BA), no território de identidade do Sisal. Foram duas turmas intituladas Antônio Conselheiro e Ana Primavesi.

A maioria dos futuros tecnólogos em Agroecologia são da Bahia, oriundos de assentamentos do sertão. Há também estudantes assentados e filhos de assentados vindos dos estados de Sergipe, do Espírito Santo e de Pernambuco.

O reitor Fábio Josué falou da sua satisfação em participar da formatura. "Hoje é dia de celebrar e agradecer. Nossa instituição muito se alegra em contribuir com os direitos da população dos povos do campo. Temos o desafio de fortalecer as ações já existentes e buscar altenativas para incorporar novas demandas que se colocam na educação do campo", comentou.

Vínculos

A presença da Escola Família Agrícola do Sertão no processo de formação acadêmica dos estudantes reforçou a ligação com as suas comunidades rurais. “Essa foi uma graduação vinculada com as demandas de comunidades sertanejas do campo, devido à integração com a Efase”, explica o coordenador do curso, Alex Verdério, pedagogo, mestre e doutor em Educação.

O Tempo Escola e o Tempo Comunidade, próprios dos cursos do Pronera, permitem ao educando obter a sua formação acadêmica sem o distanciamento dos seus locais de origem. Segundo Verdério, a maioria dos alunos abordou nos Trabalhos de Conclusão de Curso "essa conexão dos estudos relacionados às atividades produtivas, de comercialização e de desenvolvimento das comunidades às quais os discentes pertencem".

formatura agroecologia2

Transformação

Um dos formandos é o jovem Valdir Reis da Silva, filho de agricultores assentados na área de reforma agrária Alto Bonito, no município baiano de Cansanção, também situado no território de identidade do Sisal. Ele é o sétimo filho de uma família de 12 irmãos e o primeiro a conquistar um curso de nível superior.

Enfrentando as dificuldades e as estatísticas sem desanimar, sua jornada de desafios começou em 2012, quando iniciou o curso Técnico em Agropecuária pela Efase. Em seguida, Valdir emendou os estudos com a vaga conquistada na graduação em Tecnologia em Agroecologia.Dedicado aos seus ideais, já está trabalhando como monitor e professor da Escola Família Agrícola de Sobradinho (Efas), além de contribuir com a Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (Refaisa).

Para o jovem sertanejo, a educação de qualidade é um dos princípios básicos para transformação da sociedade. “As mudanças em minha vida são imensas, especialmente em dois aspectos: o acesso à graduação e à formação enquanto sujeito consciente”, enfatiza Valdir.

{youtube}qvGsDOIvyAs{/youtube}

 Informações da Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA.


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/6021-turma-de-tecnologos-em-agroecologia-da-ufrb-cola-grau-pelo-pronera-na-bahia

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog