Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB apresenta proposta de zoneamento do terreno da futura sede do CETENS

30 de Setembro de 2016, 17:19 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 233 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Superintendência de Infraestrutura e Planejamento do Espaço Físico (SIPEF), apresentou na segunda-feira, dia 26 de setembro, a proposta de zoneamento do terreno da futura sede do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana.

A apresentação da proposta aconteceu em reunião ampliada do Conselho Diretor do Centro, que envolveu a participação de toda a comunidade acadêmica, durante as comemorações dos 03 anos de existência do CETENS.

A proposta inicial foi desenvolvida entre os meses de julho e agosto, pelo Núcleo de Projetos Arquitetônicos (NUARQ) da SIPEF. De acordo com a arquiteta responsável, Carlane Dias, foram levados em consideração o levantamento topográfico do terreno, visitas ao local e parâmetros urbanísticos, favorecendo os deslocamentos de pedestres, destacando as áreas de convivência, respeitando as características do terreno e reduzindo os impactos ambientais.

A proposta prevê três zonas de ocupação com edificações e uma zona para área de convivência. Também foram previstos o sistema viário do futuro campus, soluções para estacionamento, áreas de convivência entre as edificações, instalação de ciclovia e construção das edificações em etapas. O campus terá em sua primeira etapa duas edificações, uma edificação multiuso, com cinco pavimentos, e um pavilhão de laboratórios. O edifício multiuso será composto de biblioteca, auditório, cantina, salas de aulas teóricas, unidades administrativas e gabinetes de professores.

Dentre as propostas sugeridas pela comunidade acadêmica do CETENS, a localização do futuro edifício da biblioteca deverá ser a mais próxima possível dos outros dois edifícios propostos inicialmente. A comunidade também sugeriu a proteção do acesso ao campus com cercas e vegetação e a instalação de rampa de acesso a todos os pavimentos do primeiro edifício. Todas as sugestões foram acatadas e incorporadas à proposta.

“O CETENS é o primeiro centro da UFRB a ter o seu terreno estudado, planejado e discutido com a comunidade antes da construção de suas edificações. Em sua maioria, os demais campi já possuíam estruturas preexistentes e as construções novas foram sendo distribuídas seguindo uma urbanização preexistente”, explica o superintendente da SIPEF, Carlos André Oliveira.

Finalizada a etapa do zoneamento, o NUARQ dará seguimento à elaboração dos projetos arquitetônicos e urbanísticos das primeiras edificações.

Novo campus - O terreno da futura sede do CETENS está localizado às margens da BR 116 Sul e da Estrada do Feijão, com 40 hectares. De propriedade anterior do empresário Hildebrando da Silva Pinho, ele foi o vencedor do Edital de Chamamento Público para seleção de uma doação não onerosa para este fim. Atualmente, o campus provisório do CETENS funciona na antiga sede do INED, no bairro SIM.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4565-ufrb-apresenta-proposta-de-zoneamento-do-terreno-da-futura-sede-do-cetens

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil