Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB aprova política de ações afirmativas para a pós-graduação

14 de Março de 2018, 16:50 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 10 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deu, no último dia 08 de março mais um passo em relação às políticas de ações afirmativas. Foi aprovada pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação a Resolução nº 017/2018 que visa  ampliar a inclusão e a permanência de Negros, Quilombolas, Indígenas, Pessoas Trans (Transgêneros, Transexuais e Travestis) nos cursos de pós-graduação da UFRB.

A instituição já adota ações afirmativas na graduação desde sua origem e agora amplia essa política integralmente para a pós-graduação. "A resolução era um compromisso dessa gestão que assumiu essa tarefa de elaborar um dispositivo legal no sentido de dar prosseguimento a uma política de inclusão que assegure esse direito na nossa pós-graduação, e que ja está sendo adotada por diversas universidades no Brasil”,  disse o reitor Silvio Soglia.   

Segundo a resolução, serão reservadas, no mínimo 20% das vagas oferecidas pelos Programas de póspara candidatos autodeclarados Negras e Negros. Para os Quilombolas, Indígenas, Pessoas Trans e Pessoas com deficiência, quando aprovados no processo seletivo, será oferecida uma vaga supranumerária para cada categoria.

Cotas na UFRB - Das vagas disponibilizadas pela UFRB na graduação, 50% são destinadas para alunos de escola pública. Destas, metade é destinada a alunos com renda familiar igual ou menor que 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade para rendas superiores a este patamar. Cada uma destas metades ainda é dividida entre cotistas pretos, pardos, indígenas e/ou deficientes, seguindo índices definidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No último processo seletivo  78,5% dos candidatos se autodeclaram negros. 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5058-ufrb-aprova-politica-de-acoes-afirmativas-para-a-pos-graduacao

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog