Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB aprova projetos no Pibid e Pibid Diversidade

22 de Janeiro de 2014, 9:41 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 61 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia teve projetos aprovados nos programas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para a Diversidade (Pibid Diversidade) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os projetos serão desenvolvidos por meio da articulação entre a instituição de ensino superior e o sistema público de educação básica.

Enquanto o Pibid 2013 tem o objetivo de aperfeiçoar a formação inicial de professores por meio da inserção de estudantes de licenciatura em escolas públicas, o Pibid Diversidade, em sua primeira edição, busca o aprimoramento da formação inicial de professores para o exercício da docência nas escolas indígenas e do campo. Em comum, ambos concedem bolsas de iniciação a docência, bolsas de supervisão e de coordenação de área à equipe envolvida nos projetos. Ao todo, são ofertadas 652 bolsas.

O Pibid Diversidade será desenvolvido em escolas do campo, escolas de ensino fundamental, colégios e Centros de Educação Profissional de nível médio que atendem alunos que residem no campo, todos de redes públicas municipais e estaduais. “O Pibid Diversidade poderá contribuir na formação de licenciados, proporcionando formação pautada na reflexão da prática pedagógica, fundamentada na articulação entre escolas, movimentos sociais, territórios e saberes”, destaca o documento do Pibid Diversidade na UFRB, que irá contar ainda com parcerias com as Secretarias Municipais de Educação, ONG Centro Sapucaia, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Movimento dos Pequenos Agricultores, entre outras. Os dois cursos de Licenciaturas em Educação do Campo - área de conhecimento de matemática e ciências da natureza do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) e área Ciências Agrárias do Centro de Formação de Professores (CFP) - formam a equipe dos dois sub-projetos. 

Já o PIBID 2013 conta com 10 subprojetos nas áreas de biologia, filosofia, física, educação física, história, letras, matemática, pedagogia, química e interdisciplinar, a serem realizadas nas cidades de Cruz das Almas, Cachoeira e Amargosa. O Programa será desenvolvido com a parceria de 29 escolas, colégios e centros de educação profissional de nível médio, também de redes públicas estaduais ou municipais. Destaca-se aqui a parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT) da Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia e secretarias municipais de Amargosa e Milagres.

Confira o resultado do Pibid 2013 e Pibid Diversidade e mais informações sobre o PIBID na UFRB. 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cultura-e-extensao/3455-ufrb-aprova-projetos-no-pibid-e-pibid-diversidade

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil