Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB assina cooperação internacional com a Universidade de Louvain

16 de Fevereiro de 2017, 19:43 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 249 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) assinou, no final do ano passado, um termo de cooperação com a Universidade Católica de Louvain (UCL), Bélgica. A formalização da cooperação aconteceu na reitoria na última quinta-feira, 09 de fevereiro.

De acordo com a superintendente de assuntos internacionais, Ana Fermino, o acordo é resultado de uma reunião no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) com a Coordenação do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) e o professor Dan Kaminski da UCL, na qual foram discutidas possibilidades de cooperação internacional.

Segundo Fermino, “o termo de cooperação fortalecerá o curso de Mestrado em Ciências Sociais em termos de produção científica internacional e nacional, e possibilita a melhoria na orientação e co-orientação dos discentes e com a oferta de disciplinas condensadas (de curta duração) com a participação dos professores da UCL, para a melhoria do conceito na CAPES e a perspectiva da proposta do doutorado em Ciências Sociais”, comenta.

Já o professor Herbert Toledo, coordenador do PPGCS, considera que as ações entre as universidades poderão contribuir para a realização de intercâmbios e publicações. “Não se trata de um acordo celebrado apenas entre o PPGCS e a Universidade Católica de Louvain, mas que abrange todos os cursos da nossa Universidade. Um passo importante do PPGCS rumo à sua internacionalização, e que contou com a colaboração do professor Riccardo Cappi, cujo trânsito na referida instituição facilitou as negociações entre as reitorias e à professora Ana Cristina Fermino a frente da SUPAI", destaca.

A Superintendência para Assuntos Internacionais (SUPAI) contou com o auxílio do professor do programa, Riccardo Cappi, na tradução do modelo de acordo de cooperação para o Francês e submeteu para análise pelo setor de internacionalização da ULC. Após os ajustes, o acordo de cooperação internacional foi assinado por ambas as instituições nas versões em Francês e em Português. 

Entre as possibilidades que o acordo proporciona estão a de atuação em cursos de graduação e pós-graduação (orientação, co-orientação, participação em bancas, colaboração no ensino, criação de novas linhas de pesquisa, áreas de concentração, ou novos cursos); realização de seminários, conferências, publicações e projetos de pesquisa científica, tecnológica, e de inovação e projetos de extensão. 

Além da cooperação com a UCL, o PPGCS já dispõe de acordos com a Universidade de Bayreuth, Alemanha; acordo com a Universidade Pedagógica de Moçambique e a universidade UniZambeze, também de Moçambique.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4651-ufrb-assina-termo-cooperacao-internacional-com-a-universidade-catolica-de-louvain

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog