Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB debate fornecimento de energia da instituição com Coelba

3 de Setembro de 2015, 14:57 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 42 vezes

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Soglia, reuniu-se na última quarta-feira, 2 de setembro, com o gestor geral e o gerente regional da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Rafael Sardeiro e Paulo Medeiros. No encontro, foi debatido o fornecimento de energia para a instituição.

A reunião debateu as condições dos contratos que relacionam a energia contratada e a efetivamente gasta pela Universidade. “Equacionamos o que a gente paga como demanda de energia e o que nossas redes efetivamente gastam. Saímos da reunião com a possibilidade de redução de demanda, o que pode criar uma economia de até 200 mil por ano, sem prejudicar o funcionamento da instituição”, revela Soglia.    

O encontro também contou com a participação Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN) e da Superintendência de Implantação e Planejamento do Espaço Físico (SIPEF). “A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabelece que grandes consumidores devam pagar uma tarifa binômia, ou seja, a fatura de energia tem dois termos a demanda e o consumo”, explica Pedro Barbosa, engenheiro eletricista da UFRB. Ele acrescenta: “A Universidade tinha a previsão de um determinado patamar de carga. Porém, por uma série de fatores ela está solicitando menos energia que o planejado, o que possibilita a redução da demanda em um horizonte de curto e médio prazo”.

José Mascarenhas, Pró-reitor de Planejamento, considera que a reunião conseguiu ganhos para dentro e para fora da UFRB. Ele afirma: ”Para fora, de maneira a qualificar nossas relações com a Coelba. Para dentro, qualificando os gastos sem prejudicar nossos resultados e ajustando as questões orçamentárias e financeiras, sem deixar de atender os compromissos que a Universidade estabelece”.         


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/4116-ufrb-debate-fornecimento-de-energia-da-instituicao-com-coelba

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog