Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB divulga resultado do PIBIC e amplia oferta de bolsas com recursos próprios

7 de Junho de 2021, 13:04 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 8 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da sua Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), divulga o resultado final do edital de seleção de projetos de pesquisa para concessão de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC AF).

Segundo o pró-reitor da PPGCI, professor Maurício Silva, a UFRB dobrou para este edital o incremento de recursos próprios para o fomento à iniciação científica, o que vai garantir significativo aumento do número de estudantes vinculados aos projetos contemplados: “a média dos últimos dez anos de investimentos em bolsas de iniciação por parte da instituição é de 33,5 bolsas/ano; em 2019 e 2020 foram 30 bolsas. Para este ano estamos ofertando 60 bolsas. Importante frisar que não se trata de mera ampliação de recursos, mas de implemento de uma política de pesquisa que visa consolidar a UFRB como um importante centro de pesquisa da Bahia e do Brasil”.

O pró-reitor afirma ainda que em breve serão divulgadas novas iniciativas no mesmo sentido que alcançarão outros aspectos da pesquisa na instituição: “mesmo nesta difícil conjuntura, vamos dar continuidade aos esforços de consolidação dos nossos programas de pós-graduação, sobretudo através do PPQ-Pós e do investimento em produção e divulgação científica”.

A captação de recursos é um dos desafios encontrados pela UFRB para colocar em prática diversos projetos em torno da pesquisa. O reitor da UFRB, professor Fábio Josué, aponta os esforços realizados: "O cenário orçamentário da UFRB, bem como das demais Universidades federais é muito difícil, por conta dos sucessivos cortes no nosso orçamento. Mesmo com todas as dificuldades e restrições orçamentárias, estamos fazendo um esforço enorme para priorizar a pesquisa na nossa instituição. Temos empreendido ações em diversas frentes: captação de recursos extraorçamentários, o que inclui emendas parlamentares; a redefinição de prioridades, fortalecendo as ações acadêmicas e entre elas a pesquisa e a permanência estudantil. No ano passado, com recursos próprios da UFRB, lançamos o PPQ-Pós, numa parceria PPGCI/PROPAAE; e numa ação da EDUFRB em parceria com a PPGCI foi lançado o Edital 02/2020 - Coleção Pesquisas e Inovações Tecnológicas na Pós-Graduação da UFRB, que possibilitou a publicação de 15 e-books vinculados aos programas de Pós-graduação. Agora em 2021 estamos duplicando a cota institucional de bolsas do PIBIC e em breve esperamos anunciar novas ações”.

Ainda segundo o reitor, “Estas iniciativas traduzem o esforço da gestão em contribuir com o fortalecimento da pesquisa e da produção acadêmica na UFRB. No caso específico do PIBIC, é importante dimensionar que as bolsas, além de qualificar a experiência formativa de nossos estudantes, fortalecerá programas e projetos desenvolvidos e contribuirá para a permanência estudantil na Universidade”.

Sobre o PIBIC

O Programa Institucional de Iniciação Científica visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes dos cursos de Graduação da UFRB, mediante a participação em projetos de pesquisas orientados por Pesquisadores atuantes e qualificados com titulação mínima de Mestre, possibilitando ao iniciante a aprendizagem de técnicas, métodos, epistemologias e o desenvolvimento do pensamento e da criação científica, tecnológica e artístico-cultural, com aprimoramento do espírito crítico.

O PIBIC é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e a UFRB, por meio do sistema de cotas institucionais e em conformidade com as normas do Programa de Bolsas das Instituições Financiadoras (RN 17/2006 do CNPq, Normas Gerais IC –FAPESB 2020 e à Orientação Técnica 01/2020 da PPGCI.

Confira o resultado final do PIBIC.

Mais informações: ufrb.edu.br/ppgci.


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/6181-ufrb-divulga-resultado-do-pibic-e-amplia-oferta-de-bolsas-com-recursos-proprios

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog