Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB e Universidade de Santiago de Compostela firmam cooperação

4 de Outubro de 2013, 10:47 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 39 vezes

Foto: Alfonso-Servimav

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade de Santiago de Compostela (USC), na Espanha, assinaram convênio de cooperação acadêmica e técnico-científica, que estabelece as bases para o intercâmbio de pessoal docente e pesquisador e o intercâmbio de discentes entre as instituições. O extrato do convênio foi publicado nesta terça-feira, dia 1º, no Diário Oficial da União.

De acordo com o documento, o intercâmbio de informação e documentação, a cooperação em cursos de graduação e pós-graduação, a realização de eventos acadêmicos, a publicação e a realização de projetos científicos também são finalidades do convênio.

O acordo de cooperação é resultado da missão internacional promovida pelo Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da UFRB, no mês de setembro, com vistas ao estabelecimento de parcerias junto a universidades da Espanha e Portugal, em áreas de conhecimento correlatas. No dia 05, o então diretor do CCAAB Alexandre Almassy o vice-diretor Marcos Lhano foram recebidos pelo reitor da USC Juan Casares e pelo vice-reitor de Relações Exteriores e Internacionalização Victor Millet. Na ocasião, foi oficializada a assinatura do termo de convênio e discutidas propostas para mobilidade internacional.  

“Nossa expectativa é que esse convênio possa colaborar para a montagem de uma rede de ensino e pesquisa dedicada ao estudo, em múltiplas perspectivas teóricas e metodológicas, de áreas estratégicas para as instituições envolvidas”, disse Almassy. A perspectiva também é que sejam ampliadas as cooperações entre a UFRB e outras universidades da península ibérica para a formação e o funcionamento regular de uma rede científica internacional. Nesta missão, os diretores visitaram instituições que já possuem convênios firmados com a UFRB para a consolidação dessas parcerias.

Rede de cooperação

Na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal, a comitiva da UFRB foi recebida pelo vice-reitor para Ciência, Tecnologia e Inovação, Antonio José Silva, e pelos diretores do Centro de Ciência Animal e Veterinária e do Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas. A visita seguiu na Universidade de Évora, em Portugal, onde foi recebida pelo vice-reitor de Ciência e Cooperação, Manuel d’Abreu, e o vice-diretor do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, Gottlieb Basch. O roteiro foi finalizado na Universidade de Murcia, na Espanha, com a recepção pelo reitor José Antonio Gómez e pelo vice-reitor de Investigação e Internacionalização, Gaspar Berruezo.

O objetivo geral foi ampliar as possibilidades de parcerias e envidar esforços no sentido de superar os obstáculos para a concretização da cooperação entre a UFRB e tais instituições, com resultados na melhoria do ensino e da pesquisa e na formulação de políticas com repercussão internacional. A missão do CCAAB contou com o apoio da Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI).

 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/3363-ufrb-e-universidade-de-santiago-de-compostela-firmam-cooperacao

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil