Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB e Universidade do Hawaii lançam e-book O ABC da História Negra

27 de Maio de 2021, 12:04 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 4 vezes

Nomes como os dos escritores Abdias do Nascimento, Carolina de Jesus e Maria Firmina dos Reis; dos antropólogos Kabengele Munanga e Nilma Gomes; da sambista Tia Ciata e da atriz Chica Xavier integram, como minibiografias, o áudio e-book O ABC da História Negra (The ABCs of Black History), escrito em parceria entre alunos e professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade do Hawaii.

Além desses nomes de destaque nos cenários nacional e internacional, a obra traz os perfis do ex-presidente americano Barack Obama, do rapper Emicida, da psicóloga Grada Kilomba, do escritor americano James Baldwin e de outros importantes nomes para as lutas e resistência dentro dos processos colonizatórios e raciais nas Américas.

O aúdio e-book traz as minibiografias, ilustrações e fotos de 26 personalidades de destaque no universo negro, em edição bilíngue (português e inglês).

A publicação está disponível, gratuitamente, em https://read.bookcreator.com/ArpKfIwHN0Y6MFOvrOHOYLzqXXQ2/ZEAqBxoYSaCDRwwCpMUo5A

O objetivo do livro é permitir que as crianças tenham acesso ao conhecimento de biografias de personalidades inspiradoras. O material foi elaborado no formato de abecedário para que as crianças façam as leituras seguindo a sequência das letras que identificam cada figura.

A publicação foi desenvolvida em parceria de alunos do componente de Laboratório de Língua Inglesa III, coordenado pela professora Júlia Matos e Kelly Barros, do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRB) com alunos da Universidade do Hawaii, que cursaram a disciplina de Português, ministrada pela professora e pesquisadora Rachel Mamiya Hernandez (proponente do projeto).

Os alunos de ambas as instituições, foram divididos em pequenos grupos para produzirem perfis resumidos das personalidades negras para o público infantil.


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/6171-ufrb-lanca-em-parceria-e-book-bilingue-o-abc-da-historia-negra

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog