Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB implanta ações do Plano de Logística Sustentável

3 de Março de 2015, 19:12 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 40 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) começa a implantar novas ações de seu Plano de Logística Sustentável, seguindo a orientação da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento (MP). As ações empreendidas são a adoção do sistema de Coleta Seletiva e a campanha para redução do uso de copos descartáveis pela comunidade acadêmica.

A Coleta Seletiva envolve todos os seis campi da UFRB, nas cidades de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro da Purificação e Santo Antônio de Jesus. No mês de janeiro, cerca de 300 coletores foram instalados nas unidades acadêmicas e administrativas. “Alinhados à responsabilidade social e ambiental, temos a missão de separar de forma correta os resíduos produzidos em toda Universidade”, defendeu Leandro Barreto, responsável pelo Núcleo de Logística Sustentável da UFRB.

Para Barreto, a Coleta Seletiva é uma iniciativa que deve ser abraçada por toda comunidade acadêmica. “Deste modo, estaremos reduzindo a quantidade de resíduos nos aterros e lixões”, informou. O programa de Coleta Seletiva da UFRB conta com a parceria da Associação Cata Renda Ambiental, que faz a coleta e o reaproveitamento de resíduos sólidos recicláveis e óleo vegetal na cidade de Cruz das Almas. A orientação para implementação do programa é da Instrução Normativa MP/SLTI nº 10, de 12 de novembro de 2012.

Já no mês de fevereiro, a UFRB deu início uma campanha para a redução do uso de copos descartáveis no âmbito da instituição, a partir da distribuição de canecas reutilizáveis a todos os servidores. A campanha, que também envolve os seis campi da Universidade, tem como objetivo, além de reduzir o consumo diário de copos descartáveis, diminuir, consequentemente, o impacto ambiental produzido pela utilização deste material.

“A adoção de canecas reutilizáveis é uma relevante alternativa para reduzir o consumo e, por conseguinte, o descarte de centenas de copos. Ao não serem usados 03 copos plásticos por dia, cada servidor poderá contribuir para a redução de 726 copos por ano”, explicou Barreto. A estimativa é que a UFRB tenha utilizado, no exercício 2013, 799 mil copos descartáveis e, em 2014, 867 mil unidades.

Confira como participar da Coleta Seletiva da UFRB:


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/3916-ufrb-implanta-acoes-do-plano-de-logistica-sustentavel

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog