Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB inaugura o Acervo de Memória e Documentação Clemente Mariani no CAHL

26 de Junho de 2013, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 318 vezes

A solenidade de inauguração do Acervo de Memória e Documentação Clemente Mariani (AMDOC) foi realizada nesta terça-feira (25), no Centro de Arte Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), local onde está abrigado o acervo. O evento reuniu no auditório do CAHL representantes da família Mariani, do governo estadual e da UFRB.

Doado à universidade em fevereiro de 2012, o acervo tem como objetivos reunir, organizar, catalogar, preservar, e divulgar material bibliográfico e documental que contribua para o conhecimento, reflexão e divulgação da história e da cultura baiana. Atualmente, o acervo conta com mais de 30 mil itens, entre livros, folhetos, periódicos, dissertações, teses acadêmicas, manuscritos e fotografias.

Para Maria Clara Mariani, filha de Clemente Mariani, trata-se mais do que uma coleção de livros sobre a Bahia: "ao redor do acervo se desenvolveram várias atividades como seminários, debates e cursos de histografia que tiveram grandes êxitos". Segundo ela, "a ida do patrimônio da biblioteca da Fundação Clemente Mariani para UFRB tranquilizou a todos que de alguma forma participaram de sua história".

Segundo Paulo de Jesus, professor da UFRB e colaborador do projeto, em um passado recente, o acervo foi responsável pela formação e divulgação da pesquisa na Bahia, além de construir projetos sólidos como programas de estágios. Para o professor, não será diferente na UFRB. "Quando os estudantes do CAHL se apropriarem do acervo, com certeza saíra bons frutos" afirma.

História - O acervo foi formado em 1993, quando a Fundação Clemente Mariani adquiriu a biblioteca do colecionador e bibliófilo Renato Berbet de Castro. No ano seguinte, a Fundação criou o Centro de Documentação e Informação Cultural sobre a Bahia (CEDIC), setor que passou a gerir, ampliar e disponibilizar ao público. Atualmente, o Núcleo de Memória e Documentação da UFRB é o responsável pela administração do acervo.

Para conhecer o AMDOC e obter mais informações sobre os horários de funcionamento e serviços disponibilizados acesse o site do acervo.

{gallery}noticias2013/inauguração-amdoc{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/3253-ufrb-inaugura-o-acervo-de-memoria-e-documentacao-clemente-mariani-no-cahl

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil