Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB lança e-book "Atenção, Educação e Gestão: Produções da Rede PROFSAÚDE"

3 de Novembro de 2020, 21:23 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 41 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) disponibiliza o livro digital "Atenção, Educação e Gestão: Produções da Rede PROFSAÚDE" (Porto Alegre: Rede Unida, 2020), resultado de trabalhos de conclusão de curso da primeira turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE), desenvolvidos na instituição, no Campus Santo Antônio de Jesus.

O PROFSAÚDE é ofertado em rede nacional, buscando aproximar instituições acadêmicas, profissionais e gestores da saúde pública à produção de conhecimentos e inovações para a Atenção Primária à Saúde.

O livro digital, parceria do PROFSAÚDE, Revista Interface e Rede Unida, tem 320 páginas e registra trabalhos acadêmicos escritos por alunos do curso - médicos atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS). Eles publicaram pesquisas empíricas ou intervenções.  

O conteúdo do livro fortalece as bases conceituais do PROFSAÚDE e projeta o alcance da proposta original ao vislumbrar a ampliação do escopo de futuras edições com a inclusão de contribuições de médicos, enfermeiros e odontólogos em um necessário diálogo interprofissional nas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).

O e-book foi organizado pelas pesquisadoras da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) Carla Pacheco Teixeira, Maria Cristina Rodrigues Guilam, Maria de Fátima Antero Sousa Machado; Marta Quintanilha Gomes (UFCSPA) e Patty Fidelis de Almeida (UFF) e faz parte da Série “Interlocuções Práticas, Experiências e Pesquisa em Saúde”.

Segundo as organizadoras, "mais do que convicções, esperamos que este livro suscite debates em torno das possibilidades e também dos limites enfrentados pelas equipes de APS em suas práticas cotidianas, operadas no diversificado território nacional, apresentando experiências, subsídios e ferramentas que podem multiplicar as ações transformadoras no e para o SUS(Sistema Único de Saúde)".

Organizado em três eixos, o livro digital retrata a proposta pedagógica do PROFSAÚDE: Atenção, Gestão e Educação. O livro apresenta ainda dois artigos que o diferenciam: o manuscrito elaborado pelo Departamento de Gestão da Educação na Saúde/Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde/Ministério da Saúde (DEGES/ SGTES/MS), que traz iniciativas da Política de Educação Permanente para a formação dos profissionais da saúde com destaque para o PROFSAUDE, e outro manuscrito que contempla pesquisa descrevendo o perfil dos alunos do curso coordenada pela Fiocruz/Mato Grosso do Sul.

Proposta pedagógica

O PROFSAÚDE é oferecido por 22 instituições de Ensino e Pesquisa de todas as regiões do país, constituindo-se no mais extenso Programa de formação docente em Saúde da Família no país.

A proposta educacional do PROFSAÚDE articula teoria e prática, integra e contextualiza disciplinas e saberes, utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem e valoriza o raciocínio e a experiência profissional dos mestrandos para responder às necessidades de saúde da população.

Acesse o livro "Atenção, Educação e Gestão: Produções da Rede PROFSAÚDE".


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5995-ufrb-lanca-e-book-atencao-educacao-e-gestao-producoes-da-rede-profsaude

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog