Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB participa de Mobilização Nacional da Educação Zika Zero

19 de Fevereiro de 2016, 18:19 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 49 vezes

{youtube}oGUMddiFULg{/youtube}A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) participou nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, da Mobilização Nacional da Educação Zika Zero. A atividade integra o esforço permanente do Governo Federal, em parceria com os estados e municípios, no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. Um grupo de trabalho formado por servidores do quadro administrativo da UFRB reuniu-se com a Secretaria de Educação de Cruz das Almas para firmar um calendário de ações e também visitou escolas do município para engajar estudantes e professores no combate.

O coordenador de Programas de Extensão (Coproext) da UFRB, Alessandro Correia, destacou a importância da mobilização. “Hoje é o dia D de combate ao mosquito. O Ministério da Educação fez essa convocação necessária e convidou a rede educação como um todo para cumprir essa missão de combater o Aedes aegypti”. E complementou: “esse cenário de gravidade é um desafio de toda sociedade, temos que compreender que é nossa responsabilidade evitar que esse mosquito se prolifere”.    

A Escola Municipal Joaquim de Medeiros, situada no campus da UFRB em Cruz das Almas, recebeu a visita de servidoras da Universidade para uma palestra de conscientização contra o mosquito e entrega de panfletos. Para a diretora, Ana Georgina, a escola é uma local que gera multiplicadores. “A criança leva a informação para casa e ajuda a divulgar. Já desenvolvemos diversos projetos, ano passado realizamos um teatro em parceria com o Posto de Saúde Família (PSF) do bairro da Tabela cujo tema era o combate ao Aedes aegypti.

A mobilização também passou pelo Centro Educacional Cruzalmense (CEC) e no Colégio Municipal Virgildásio Sena. Em reunião com professores e alunos, os membros do grupo de trabalho da UFRB debateram a importância de que combate ao mosquito se torne um assunto transversal e constante nas escolas. A professora de matemática do CEC, Cibele Fonseca, destacou que se cada um fizer sua parte vai poder colaborar para a extinção do mosquito transmissor da Zika. “Com essas ações já conseguimos perceber mudanças de atitude. Uma aluna relatou que todas as garrafas de sua casa estavam viradas para cima e ela virou para impedir que o mosquito nascesse”.  

Zika Zero em Serrinha

Em ação paralela no município de Serrinha, o reitor da UFRB Silvio Soglia participou da abertura da Mobilização Nacional da Educação Zika Zero. O reitor representou o secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Paulo Gabriel Nacif, e integrou a mesa solene do evento, ao lado do prefeito Osni Cardoso, do bispo Dom Ottorino Assolari, da secretária Municipal de Educação Gelcivânia Mota e do secretário de Saúde Jorge Gonçalves.

Na oportunidade, o reitor Silvio Soglia disse da preocupação da UFRB na ajuda para combate ao mosquito. “No Brasil, são 60 milhões de pessoas vinculados à Educação, vamos reproduzir informações para conscientização nas escolas, em casa”, disse Soglia. Ele participou de caminhada e visitas a residências e escolas do município.

Informações e fotos de Serrinha cedidas pela Prefeitura Municipal.

{gallery}noticias2016/zika-zero{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/4281-ufrb-participa-de-mobilizacao-nacional-da-educacao-zika-zero

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog