Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB participa do relançamento da Frente pela Valorização das Universidades Federais

25 de Abril de 2019, 12:30 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 39 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), representada pelo reitor Silvio Soglia, participou no último dia 24 de abril, do relançamento da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, no Auditório Nereu Ramos, no Congresso Nacional, em Brasília.

O evento reuniu 75 deputados federais, cinco senadores, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Reinaldo Centoducatte, reitores e vice-reitores de IFES de todo o país, além de representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) e de entidades sindicais.

Parlamentares, reitores e entidades relançam frente pela valorização das universidades federais.Parlamentares, reitores e entidades relançam Frente pela Valorização das Universidades Federais.

A Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais é presidido pela deputada federal Margarida Salomão (PT-MG), ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e conta com a coordenação colegiada dos deputados federais Alice Portugal (PCdoB-BA), Danilo Cabral (PSB-PE), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) e Túlio Gadêlha (PDT-PE).

Para requerimento de criação e instituição, uma frente parlamentar necessita do apoio de, pelo menos, 1/3 de membros do Poder Legislativo.

A frente deve acompanhar as ações governamentais e institucionais voltadas às universidades federais; dar celeridade na liberação de recursos financeiros e orçamentários que visem à implementação de programas e políticas públicas dirigidas às universidades federais, promover e participar de debates públicos, que tenham como objeto as universidades federais; apresentar proposições junto ao Poder Legislativo Federal, bem como valorizar atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nessas universidades; e promover a valorização da atuação social e econômica desempenhadas pelas universidades federais.

Para o reitor da UFRB, Silvio Soglia, esse relançamento da Frente Parlamentar tem uma importância fundamental neste momento de conjuntura política nacional em que as instituições federais de ensino estão submetidas. “Foi um evento muito marcante com a presença de mais de setenta parlamentares, cinco senadores, muitos dos quais fizeram uso da palavra e fizeram a defesa clara e veemente da necessidade da existência, da manutenção e da ampliação das universidades, como vetor de desenvolvimento nacional”.

João Salles, reitor da UFBA, Lídice da Mata, deputada federal e Silvio Soglia, reitor da UFRB.João Salles, reitor da UFBA, Lídice da Mata, deputada federal e Silvio Soglia, reitor da UFRB.

"Considero que a partir desse momento histórico, pautas e projetos importantes para as universidades terão um melhor acolhimento no Congresso Nacional como a recomposição dos orçamentos das universidades, da defesa da autonomia, da democracia no ambiente universitário e da garantia de que as universidades tenham um tratamento diferenciado no que tange ao papel no desenvolvimento econômico, científico e tecnológico do País – essas questões ficaram muito ressaltadas e relevantes nas falas dos congressistas", explicou o reitor da UFRB.

Segundo ele, as falas dos congressistas reafirmaram “como a universidade pode contribuir de fato para o desenvolvimento do País a partir de sua missão com a formação humanística, do desenvolvimento tecnológico e profissional”. "Os deputados ressaltaram esse pensamento e acho isso fundamental, neste momento em que vivemos", afirmou Soglia.

Para ele, a Frente Parlamentar se amplia com o relançamento político e por ser ampla, suprapartidária e plural em relação aos espectros ideológicos dos congressistas participantes. “Uma frente com essa missão será muito benéfica para as universidades federais e, por extensão, para a sociedade brasileira”.

Rankings

As universidades federais estão entre as melhores colocadas nos rankings nacionais e internacionais de produção científica e são as principais responsáveis pela maior parte da produção científica do Brasil, perfazendo 95% da produção total da ciência no país.

As instituições geram uma gama de equipamentos públicos e serviços que atendem à população nas mais diversas áreas, como saúde, educação e cultura.

A cerimônia de relançamento da frente teve início com a exibição de um vídeo produzido pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais, órgão ligado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que destaca as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelas universidades federais.

{youtube}uOBpUbk-BFE{/youtube}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5483-ufrb-participa-do-relancamento-da-frente-pela-valorizacao-das-universidades-federais

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog