Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB promove dia de conscientização contra câncer de mama em cães e gatos

31 de Outubro de 2018, 16:46 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 232 vezes

O curso de Medicina Veterinária e o Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia promovem, neste último dia 31, o dia de conscientização para prevenção contra o câncer de mama de cães e gatos.

O evento, ação conjunta entre professores, técnicos administrativos e alunos do curso de Medicina Veterinária e do HUMV contou com a parceira das empresas Organnact (saúde animal), Forte da Notícia e FM Santa Cruz.

Prevenção 

O câncer de mama em cadelas é o tumor mais comum (cerca de 40%) e mais freqüente em animais entre 7 e 12 anos. Os tumores podem ser malignos, benignos e/ou mistos. Dificilmente acometem machos, entretanto, quando são diagnosticados é alta a probabilidade de ser maligno.

Existem vários fatores que levam as fêmeas a apresentar o câncer de mama, que em muitos casos estão relacionados aos hormônios sexuais e o uso de anticoncepcionais (medicamentos anti-cio). A castração preventiva dos animais é a melhor alternativa.

O que fazer?

Procure realizar exame de toques nas mamas de sua cadela ou gata para verificar se há alguma anormalidade. Se perceber caroços ou mesmo a presença de um grande tumor, é necessário procurar o médico veterinário. Nestes casos, serão realizados exames laboratoriais e radiografia do tórax para avaliar os pulmões, uma vez que os tumores mamários podem causar metástase para este órgão com maior freqüência.

O médico veterinário tem o papel de diagnosticar, fazer o acompanhamento e também a prevenção do animal, seja para uma cirurgia precoce ou castração da cadela ou gata em caso de tumores.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5312-ufrb-promove-conscientizacao-contra-o-cancer-de-mama-de-cadelas-e-gatas

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog