Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB realiza encontro itinerante do programa Universidade Para Todos

25 de Agosto de 2014, 16:30 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 64 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi palco do III Encontro da Universidade Para Todos Itinerante (UPT) 2014, no auditório do Hospital Universitário, campus de Cruz das Almas, na última sexta-feira, 22 de agosto. O objetivo do Encontro é a socialização e troca de experiências dos coordenadores e equipe executora do projeto, que já atua em 183 municípios da Bahia.

“Estamos aqui para reafirmar nosso trabalho de transformação social do UPT”, destacou a coordenadora Geral do UPT na UFRB, Rosangela Souza da Silva. Vivências, debates e palestras fizeram parte do evento que teve como público-alvo coordenadores de área, estagiários de coordenação, estagiários de apoio escolar, monitores e parceiros. Além de Rosangela, na mesa de abertura, estiveram presentes a pró-reitora de Extensão (Proext), Ana Rita Santiago; o pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), Ronaldo Crispim; a professora Patrícia Machado da Coordenação de Desenvolvimento de Educação Superior (CODES) da Secretária de Educação do Estado da Bahia.

Para a pró-reitora de Extensão, o programa deve ser uma política de acesso ao ensino superior na Bahia. “O UPT é uma política, ou seja, deve permanecer independente de governo, e ele tem que ser fortalecido, tornando-se modelo para o Brasil”, falou Ana Rita. Em sua opinião, o UPT fornece a aprendizagem referente à política de acesso às instiuições de ensino superior, em especial, a UFRB.

“O Programa Universidade Para Todos (UPT) é o primeiro a consolidar uma política de acesso ao ensino superior no interior da Bahia”, destacou o pró-reitor Ronaldo Crispim da PROPAAE. Em sua palestra “Ações Afirmativas no Acesso ao Ensino Superior: o projeto UPT na UFRB”, ele ainda falou sobre o impacto da lei de Cotas Nº 12.711/2012 na sociedade e na educação brasileira, como exemplo, utilizou dados da UFRB que comprovam o bom desempenho dos estudantes cotistas na Universidade: “o desempenho dos cotistas na UFRB, considerando as notas obtidas para acesso no Enem/SISU, a diferença geral com a ampla concorrência diminui de 0,3% para 0,005%”. Falou também sobre a eficácia da política de permanência qualificada:" quando comparamos o desempenho dos cotistas com bolsa, a média supera 0,15 pontos em relação ao desempenho da ampla concorrência, o que é bom desmitificar a crença que as cotas diminuiriam a qualidade do ensino superior do Brasil".

Sobre o III Encontro da UPT Itinerante, Girlene Souza, coordenadora Pedagógica do Projeto UPT/UFRB-2014, relatou ser um momento de troca de ensinamentos entre as universidades. “Este é um momento muito especial, porque esta troca de experiências é importante para validar o UPT e tornar este espaço inclusivo, principalmente em nossa universidade”, apontou.

UPT: o Projeto UPT envolve diversos atores sociais e políticos - estudantes e professores das universidades estaduais e federal, técnico-administrativos, prefeituras, secretarias de educação, gestores da rede estadual e municipal de ensino, associações, entre outros - que contribuem de forma direta ou indireta para viabilização e execução das suas atividades. A PROPAAE/UFRB, juntamente com a CODES/SEC, vem dando continuidade ao Projeto Universidade para Todos em 2014, tendo como principal objetivo democratizar o acesso do aluno da escola pública da região do Recôncavo à educação superior, preparando os estudantes para o processo seletivo do vestibular e o Enem.

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia e as Universidades envolvidas são a UFRB, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do Sudoeste da Bahia (UESB) e de Feira de Santana (UEFS). 

{gallery}noticias2014/upt-itinerante{/gallery}

 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/3686-ufrb-realiza-encontro-itinerante-do-programa-universidade-para-todos

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog