Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB realiza II Fórum Internacional 20 de Novembro

30 de Outubro de 2013, 9:55 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 297 vezes

A UFRB realizará entre os dias 20 e 22 de novembro de 2013, em Cruz das Almas, a segunda edição do Fórum Internacional 20 de Novembro e a sétima edição do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social, celebrando a data máxima para a luta dos afro-brasileiros pela dignidade e igualdade de direitos. O tema geral desse ano é “Populações Negras e a Sociedade do Conhecimento no Século XXI”.

O evento acadêmico tem como objetivo fomentar discussões e reflexões relacionadas às políticas e práticas afirmativas e reunir pesquisadores e ativistas comprometidos com as transformações sociais e com a contribuição do fazer científico para a sociedade. Integrando o II Fórum 20 de Novembro, acontece o VII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. A programação inclui apresentação de grupos de trabalhos, conferências, simpósios, rodas de conversa, mesas-redondas, oficinas e minicursos, editais para produções acadêmicas, literárias e fotográficas, feira de arte e cultura negra, premiações, mostra de filmes e performances artísticas. São esperados cerca de mil participantes, entre pesquisadores brasileiros, de países da África e da diáspora, como Estados Unidos, Costa Rica, Cuba. Durante o encontro, algumas dessas personalidades serão agraciadas como o Prêmio Mário Gusmão, em reconhecimento pela contribuição aos direitos das comunidades negras.

Pesquisadores e artistas - Entre os palestrantes, estão nomes destacados das reflexões étnicos-raciais, como Edson Cardoso, Joelzito Araújo, Rita Batista, Nilma Lino Gomes, Wlamyra Albuquerque, José Carlos Limeira, Walter Fraga, Vanda Machado, Ekedi Sinha da Casa Branca, além do angolano Camilo Afonso e o moçambicano Severino Ngoenha, lideranças quilombolas, jovens do hip hop, entre outros pesquisadores. Também já está confirmado o show gratuito do cantor carioca Luiz Melodia, dia 22 de outubro, às 20h30.  

Inscrições - Ainda estão abertas as inscrições de trabalhos a serem apresentados nos GTs; além das seleções do Prêmio Damário Dacruz de Fotografia; do Concurso de Literatura: Contos, Crônicas e Poemas; e Prêmio Lélia González, para pesquisas que tratem da temática geral do Fórum 2013 ou abordem traços biográficos de Lélia González ou de assuntos e temas pesquisados pela ativista e intelectual das questões raciais no Brasil e do feminismo negro. As inscrições podem ser feita no site: http://ufrb.edu.br/forum

 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/3383-ufrb-realiza-ii-forum-internacional-20-de-novembro

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil