Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB realiza oficina sobre drogas para profissionais da saúde, educação e assistência social

18 de Julho de 2013, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 65 vezes

O Centro Regional de Referência para Educação Permanente em Crack, Álcool e Outras Drogas (CRR) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realiza na próxima terça-feira, 23 de julho, uma oficina integrativa com 330 profissionais da saúde, assistência social e educação em Santo Antônio de Jesus. A ação é uma estratégia para integrar os profissionais dos diversos serviços que prestam assistência aos usuários de substâncias psicoativas.

A oficina acontece no Centro de Ciências da Saúde da UFRB, a partir das 8h30, e tem como temas “A Política Nacional sobre Drogas (PNAD) e a Política Nacional sobre o Álcool” e a “Rede de Atenção Psicossocial”. No período da tarde, a partir das 13h30, está prevista uma atividade de integração e pactuação entre os profissionais dos 35 municípios participantes das atividades de educação permanente do CRR.

As atividades serão coordenadas por docentes da UFRB, técnicos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Salvador. O objetivo é integrar as redes de atenção e alinhar ao plano de enfrentamento às drogas do Governo Federal denominado "Crack, é possível vencer".

Educação permanente - Atualmente, o CRR oferece três cursos de formação para psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, agentes de saúde, entre outros profissionais das redes de saúde, educação e assistência social. Os cursos são gratuitos, com aulas ministradas em Santo Antônio de Jesus.

Ações integradas – Desde a criação do CRR em 2010, a UFRB tem atuado em parceira com o Governo Federal na Política Nacional Sobre Drogas. Hoje, várias ações estão sendo realizadas por docentes e discentes que contemplam ensino, pesquisa e extensão com foco no uso das drogas e de seus efeitos. “A intenção é criar uma rede de apoio aos gestores e à população do Recôncavo, no sentido de consolidar estratégias e redes de proteção e desenvolvimento regional que reduzam os danos produzidos pelo uso abusivo de substâncias psicoativas”, explica o coordenador geral do CRR, professor João Mendes.

A chegada das ações do CRR em Feira de Santana em 2012, através de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, visa estender e intensificar a oferta de atenção integral em saúde em álcool e drogas, fazendo com que a cidade seja inserida dentre os pólos de referência em políticas de saúde voltadas ao tema.

Mais informações podem ser obtidas no site www.ufrb.edu.br/crr ou pelo telefone (75) 3632-2392.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/3283-ufrb-realiza-oficina-sobre-drogas-para-profissionais-da-saude-educacao-e-assistencia-social

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil