Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB recebe Fórum Regional de Esporte Educacional em sua segunda edição

19 de Agosto de 2016, 12:00 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 44 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) sediou nos dias 17 e 18 de agosto o 4º Encontro de Formação da Rede de Parceiros de Multiplicadores de Esporte Educacional e o 2º Fórum Regional de Esporte Educacional. Os eventos reuniram os parceiros multiplicados do esporte educacional do Recôncavo que integraram a REDE-BAHIA nos anos de 2015 e 2016.  

No dia 17, o 4º Encontro encerrou o Ciclo de Formação em Esporte Educacional voltado aos professores que passaram a integrar a REDE-BAHIA em 2016. Cerca de 120 professores e 12 gestores da rede municipal de ensino de Santo Antônio de Jesus, Sapeaçu, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Muritiba, São Félix, Cachoeira, Maragojipe, Saubara, Santo Amaro, Teodoro Sampaio e Feira de Santana participaram da formação, que teve encontros anteriores nos meses de março, maio e julho.

O quarto e último módulo de formação do ano abordou a temática “Lutas, Ginástica e Dança”, sob a metodologia do esporte educacional. A formação foi ministrada pela coordenadora pedagógica do Instituto Esporte & Educação (IEE), Bethania Brotto, e pela formadora do IEE, Manuela Sousa. No período da tarde, a turma participou de práticas de esporte educacional por meio da reutilização de materiais reciclados, no Ginásio do Centro de Referência Esportiva do Recôncavo da Bahia (CRER-BA), localizado no campus da UFRB.

“O projeto da Rede de Parceiros Multiplicadores foi concebido para disseminar a metodologia do esporte educacional, para que os professores pudessem ter suas práticas melhoradas no intuito de entender o esporte como possível para todos, numa perspectiva de educar para além do esporte e do movimento, ou seja, numa perspectiva da educação integral, incluindo todas as crianças sem distinção, quer seja ela de raça, de habilidade, de classe social”, explicou a formadora Manuela Sousa.

Manuela também ministrou a palestra “Políticas Públicas de Esporte” no 2º Fórum Regional, que ocorreu no dia 18. Neste evento, que reuniu antigos e novos parceiros da REDE-BAHIA 2015 e 2016, os representantes de cada município puderam apresentar as ações empreendidas nas escolas locais, no formato oral e exposição de banners. O professor Jean Adriano Barros, do Centro de Formação de Professores da UFRB, foi um dos convidados do Fórum e falou sobre as conquistas do projeto.

Representando também a Associação Cultural GUETO, uma das parceiras do projeto, Barros destacou os impactos do esporte emocional para o processo educativo de crianças e jovens. Dentre estes, o professor destacou a quebra dos muros entre a universidade e a comunidade e a consolidação da rede de parceiros multiplicadores. “A gente já tem conseguido plantar essa sementinha nos diversos municípios do Recôncavo. E isso tem sido reconhecido até mesmo internacionalmente”, disse Barros, premiado no Japão pela sua experiência com educação inclusiva.

Sobre o programa

Presente em sete estados brasileiros, o programa Esporte & Cidadania já está no 6º ano na Bahia. São mais de mil crianças e adolescentes atingidos, dos quais 720 têm aulas gratuitas nas modalidades esportivas: futebol, boxe, taekwondo, capoeira, futsal, basquete e voleibol. É uma iniciativa do IEE, com patrocínio da Petrobras e apoio da UFRB, da Associação Cultural GUETO e da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas.

{gallery}noticias2016/forum-iee{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4522-ufrb-recebe-forum-regional-de-esporte-educacional-em-sua-segunda-edicao

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog