Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB sedia 2ª edição do Fórum Baiano de Gestão Ambiental nas Instituições de Ensino Superior

7 de Dezembro de 2018, 15:07 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 44 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) é a sede da 2ª edição do Fórum Baiano de Gestão Ambiental nas Instituições de Ensino Superior (II FBGA), que teve início nesta quinta-feira, dia 06 de dezembro, e segue até hoje, 07, no auditório da Biblioteca do campus de Cruz das Almas. O objetivo é criar um espaço de debates que proporcione a troca de experiências, ideias e projetos inovadores no campo da gestão ambiental em instituições de ensino superior no estado da Bahia. Participam representantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), além de autoridades municipais e estaduais.

Na abertura, as alunas da Escola Francisco José Barbosa, localizada na comunidade do Tuá em Cruz das Almas, apresentaram uma paródia relacionada ao tema da preservação e uso sustentável da água. Em seguida, foi composta a mesa oficial do evento com a presença do reitor da UFRB, Silvio Soglia; da vice-reitora, Georgina Gonçalves; do pró-reitor de Planejamento, José Mascarenhas; do diretor de Políticas de Biodiversidade e Florestas, Murilo Figueiredo, representando a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema); do secretário municipal do Meio Ambiente de Cruz das Almas, Pedro Melo; do coordenador de Infraestrutura e Meio Ambiente da UFRB (Cimam), Carlos André Daniel, e do coordenador de Meio Ambiente da UFBA e coordenador executivo do FBGA, José Antônio Lobo.

Lobo agradeceu a equipe organizadora do evento na UFRB e destacou que ainda é um grande desafio conseguir mobilizar todas as instituições de ensino superior da Bahia. “A UFRB abre as suas portas e da melhor maneira possível acolhe esse evento, que ainda é jovem, mas uma oportunidade ímpar de dar continuidade aos debates que envolvem a gestão ambiental nestas instituições”, disse o coordenador, cuja equipe foi responsável pela primeira edição do evento realizada na UFBA. O coordenador da Cimam da UFRB, Carlos André Daniel, deu as boas vindas aos participantes do II FBGA e ressaltou a importância de se criar uma rede entre as instituições para promover práticas de gestão de forma integrada.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Pedro Melo, parabenizou as universidades pela iniciativa, mas alertou para o tamanho do desafio: “a gestão ambiental é muito difícil de ser realizada, são muitos os desafios e interesses por traz”, disse. O diretor da Sema, Murilo Figueiredo, afirmou que a secretaria tem procurado construir uma agenda junto às instituições de ensino superior da Bahia, a exemplo da UFRB, que firmou parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para a implantação do Centro de Referência em Restauração Florestal do bioma Mata Atlântica e do Centro de Triagem de Animais Silvestres, e para os estudos e pesquisas sobre a contaminação por chumbo em Santo Amaro.

O reitor Silvio Sogila encerrou as falas instituições destacando a importância do trabalho em rede para o estabelecimento de parcerias e experiências bem sucedidas. “Uma das prioridades da UFRB é estabelecer a relação com a sociedade, nos diversos níveis da educação básica e superior e com os poderes públicos municipal e estadual”, disse. Soglia citou como ações instituições as campanhas para uso sustentável da água e da energia, as ações de educação ambiental e as parcerias para coleta de resíduos sólidos, mas defendeu que o apoio e a disposição da comunidade acadêmica são fundamentais para a geração dos resultados positivos desse estímulo.

Programação – A conferência de abertura do II FBGA teve como tema “O Papel da IES no Uso Sustentável da Água”, proferida pela professora Anaxsandra Duarte, da UFRB. A programação contou ainda com palestras e apresentações das iniciativas de gestão ambiental das instituições de ensino superior da Bahia, com participação da UFRB, UFOB e UFBA. Nesta sexta-feira, acontecem as apresentações de trabalhos acadêmicos em formato de banners e a plenária final, com a apresentação da carta de fundação do Fórum e dos seus princípios.

O evento foi transmitido ao vivo pela UFRB TV e está disponível online na íntegra:

Confira as fotos:

{gallery}noticias2018/fbga{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5355-ufrb-sedia-2-edicao-do-forum-baiano-de-gestao-ambiental-nas-instituicoes-de-ensino-superior

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog