Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB sedia III Simpósio Baiano de Licenciaturas

8 de Agosto de 2013, 16:41 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 76 vezes

O III Simpósio Baiano de Licenciaturas (SBL) teve sua abertura oficial na última quarta-feira, 07 de agosto. A edição deste ano ocorre na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus de Cruz das Almas, e segue com sua programação até sexta-feira, 09 de agosto.

"A articulação entre Ensino Superior e Educação Básica: a construção de políticas públicas de formação de professores" é o tema da atual edição. "Ao propor esta questão, o III SBL assume o compromisso de fomentar políticas para a efetivação desta articulação e de refletir sobre os formatos dos percursos formativos dos cursos de Licenciatura ofertados pelas Instituições de Ensino Superior Públicas da Bahia", aponta Susana Pimentel, professora da UFRB e representante da organização do III SBL. Em sua opinião, desta forma, o evento "colabora para o estabelecimento de princípios que contribuem para a qualificação do trabalho docente na Educação Básica e para o reconhecimento da escola como local importante na formação inicial e continuada de professores".

Na mesa de abertura, além de Susana, estavam presentes diversas autoridades: o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif; o representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), professor Alexandre Marins; o pró-reitor de Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), professor Elias Guimarães; professora Laura Caetano da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); professor José Henrique Dias do Instituto Federal Baiano (IFBaiano); professor Dielson Hohenfeld do Instituto Federal da Bahia (IFBA); Clarivaldo Santos de Souza, diretor do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB; a professora Irene Carzola da UESC e a conferencista da noite, professora Helena Fontoura da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

"Defendemos que o processo de formação de professores precisa contemplar a multiplicidade de saberes para que o futuro docente atinja uma solidez de conhecimentos e práticas que lhe confiram preparo teórico, habilidades para desenvolver o trabalho docente e certa emancipação profissional para começar e exercer a profissão",afirmou Helena em sua palestra. Bastante aplaudida, ela destacou em sua fala posicionamentos de diversos autores, entre eles Stephen Ball e Marilena Chauí, e pontuou que o desenvolvimento dos professores tem de estar articulado com as escolas e seus projetos.

Ainda na abertura oficial, o coral de professores aposentados de Amargosa celebrou o começo do evento. Houve também o lançamento da coletânea intitulada "Formação de professores: políticas, saberes e práticas", com textos de autoria dos conferecistas e expositores do III SBL. De acordo com a professora Susana Pimentel, trata-se de um livro/documento para perpetuar as discussões abordadas no simpósio. Ao todo, foram 750 inscritos, 163 trabalhos submetidos e137 aprovados.

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2013/iii-sbl{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/3306-ufrb-sedia-iii-simposio-baiano-de-licenciaturas

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog