Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB sedia X Panorama Internacional Coisa de Cinema em Cachoeira

27 de Outubro de 2014, 12:43 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 37 vezes

Mais de 100 filmes produzidos no Brasil e em vários outros países serão exibidos ao longo do X Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece entre os dias 27 de outubro e 02 de novembro em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, e entre os dias 29 e 05 de novembro, em Salvador.

Em Cachoeira, o evento conta com a parceria do Cineclube Mário Gusmão e do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e tem início nesta segunda-feira, dia 27.10, com a Oficina de Assistente de Direção ministrada por Marcelo Caetano.

A abertura oficial acontece na quarta-feira, 29.10, às 9h, com uma homenagem ao cineasta Stanley Kubrick, no Auditório do CAHL/UFRB. Será exibido o filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, de 1968, em cópia restaurada. A sessão será seguida de debate com os críticos Victor Guimarães, da revista Cinética, Rafael Carvalho, do site Coisa de Cinema, e o professor Adriano Oliveira, da UFRB.

As mostras em Cachoeira, todas com entrada gratuita, reúnem obras inéditas na Bahia, premiadas em festivais de todo o país e também no exterior. Os filmes exibidos competem nas categorias: Nacional de Longas, Nacional de Curtas e Filmes Baianos. Nas competições de filmes brasileiros, incluindo baianos, as sessões acontecerão com a presença dos realizadores, que após a exibição responderão perguntas do público em uma conversa aberta a todos. Serão exibidos também filmes da retrospectiva da cineasta francesa Mia Hansen-Love.

Ao todo, serão exibidos, em Cachoeira, 12 filmes de longa-metragem e 20 curtas-metragens inéditos, com a participação de mais de 20 cineastas convidados.

“A realização do Panorama em Cachoeira é uma oportunidade de conhecer e discutir uma parte significativa da produção mais recente de uma nova geração de cineastas brasileiros, com foco no filme de ficção”, afirma a professora Cyntia Nogueira, coordenadora do Cineclube Mário Gusmão.

O único documentário exibido em Cachoeira, o filme My name is now, Elza Soares, de Elizabete Martins, aborda a trajetória da cantora brasileira.

O Panorama é uma realização da produtora Coisa de Cinema em parceria com o Cineclube Mário Gusmão, projeto de pesquisa e extensão do curso de Cinema e Audiovisual do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB). O festival conta com o patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.

Confira a programação completa no site do evento.

Fonte: Assessoria do X Panorama Internacional Coisa de Cinema


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/externas/3764-ufrb-sedia-x-panorama-internacional-coisa-de-cinema-em-cachoeira

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog