Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB tem novo pró-reitor de Extensão

26 de Fevereiro de 2015, 17:39 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 242 vezes

Tomou posse nesta quarta-feira, dia 25 de fevereiro, o novo pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professor Jean Adriano Barros da Silva. Nomeado pelo Gabinete do Reitor por meio da Portaria Nº 157, de 23 de fevereiro de 2015, o recém-empossado é vinculado ao Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Amargosa.

Na cerimônia de posse realizada na sala multiuso da Proext, com a presença do reitor Paulo Gabriel Nacif e do vice-reitor Silvio Soglia, foi destaque a contribuição do novo pró-reitor à extensão no âmbito da UFRB. Nas palavras de Silva: “foi uma vida inteira dedicada a esse perfil de atividade acadêmica, sem que isso tenha sido feito para capitalizar pontos, mas sim por acreditar na extensão como uma proposta de vida”.

Mestre em Capoeira, Silva é coordenador do Projeto de Extensão Balaio de Gato, que trabalha com as possibilidades da Educação Inclusiva de pessoas com deficiência a partir da cultura corporal, em particular a prática da capoeira para pessoas cegas. Na Proext, ele já atuava como gestor do Núcleo de Formação e ressaltou a boa relação desenvolvida com a equipe. “Faço votos que essa relação continue sempre de forma muito respeitosa e profissional, pois o que a gente vai construir daqui para frente depende de cada um de nós”.

Em relação ao novo ciclo, Silva disse que a intenção é garantir que as projeções feitas para este período inicial possam se concretizar da melhor maneira possível. “Quanto a isso não tenho dúvida, porque sou testemunha do empenho e da dedicação da Proext”, garantiu. E finalizou o seu discurso afirmando que o tamanho da sua vontade é proporcional aos desafios. “Essa nova experiência me motiva em especial pela percepção do que a extensão pode fazer pela UFRB, do que ela tem feito na minha vida particular e de toda comunidade que a gente consegue atingir a partir dessas ações”.

O vice-reitor desejou as boas vindas ao novo empossado e disse confiar em seu trabalho. “Conhecendo seu projeto de extensão e a forma como ele incorpora essa prática no seu dia a dia como docente no CFP, só reforça a certeza da escolha por parte da Administração Central da universidade”. Para Soglia, o foco desta gestão deve ser a estabilidade nos processos em paralelo com a incorporação de novas ações, a exemplo de avanços na curricularização da extensão.

Já a necessidade de uma maior integração da extensão com as atividades de ensino e pesquisa foi lembrada pelo reitor. Segundo Nacif, é preciso consolidar o conceito de que pesquisa, ensino e extensão estão de tal forma associados que é difícil uma definição como uma coisa ou outra. “Acredito que no dia que o Recôncavo virar uma universidade, a UFRB estará consolidada, e a extensão é fundamental para isso”, disse. Jean Silva assume a Proext, sucedendo a professora Ana Rita Santiago, também do CFP.

Trajetória - Com formação em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Silva é especialista em Educação Física Escolar e mestre em Educação, com doutorado em andamento na mesma área pela Universidade do Minho em Portugal. Também tem experiência com projetos sociais, atuando há mais de 20 anos frente a Associação Cultural GUETO - Grupo Unido Para Educação e Trabalhos de Orientação e, atualmente, como vice-presidente da organização não governamental.

{gallery}noticias2015/posse-proext{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/3908-ufrb-tem-novo-pro-reitor-de-extensao

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil