Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB terá Comissão da Verdade; anúncio marca formaturas do CCAAB e CETEC

14 de Julho de 2013, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 32 vezes

No sábado, 13, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou a solenidade de formatura dos estudantes do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC). Colaram grau 59 graduandos do período 2012.2 dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Zootecnia, Bacharelado em Biologia, Licenciatura em Biologia, Tecnologia em Gestão de Cooperativas e Engenharia Sanitária e Ambiental.

Durante a cerimônia, os formandos destacaram a importância do atual momento político do país e relembraram a trajetória de luta de outros estudantes que se tornaram exemplo de resistência contra a ditadura militar. A oradora da turma de Engenharia Agronômica Cíntia Paula Souza homenageou o estudante da então Escola de Agronomia da UFBA Eudaldo Gomes que, em 1969, abriu mão do diploma universitário para se engajar na luta armada. “Cada um de nós tem sua própria luta diária e hoje estamos aqui, depois de tantos obstáculos, para receber a nossa recompensa”, disse.

O paraninfo da turma foi o deputado estadual e presidente da Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelino Galo, que iniciou sua trajetória política no campus de Cruz das Almas, palco de inúmeros episódios de resistência à ditadura militar.  Em seu discurso, Galo parabenizou os formandos e defendeu que o maior compromisso de todos deve ser em “construir uma grande nação que, de fato, traga benefícios para o povo”.

O deputado sugeriu à universidade que ajude a sistematizar os depoimentos e documentos que ajudem a restabelecer a justiça e preservar a memória do país, por meio de uma comissão da verdade. O reitor Paulo Gabriel Nacif confirmou a instalação da Comissão da Verdade da UFRB e nomeou como presidente o vice-diretor do CETEC, Celso Luiz Borges.

 “A Comissão da Verdade é um assunto em que temos uma convergência muito grande de vontades e também muitos atores dispostos a contribuir, a participar, a construir e a gestar. Há um apelo tanto do Estado quanto da sociedade civil para que o Brasil possa se reencontrar com ele mesmo e preservar a nossa memória, e as lições que tiramos dela. A UFRB tem esse compromisso de ajudar neste processo nacional, que também é o encontro com a gente mesmo, com a história da UFRB”, afirmou Nacif.

A cerimônia foi encerrada com os discursos do patrono da turma, professor Elvis Vieira, e dos representantes dos Centros de Ensino. O  diretor do CCAAB, professor Alexandre Almassy, descreveu a vida universitária como momentos de “encontros e despedidas”. E aproveitou para também se despedir do cargo de direção, agradecendo a todos que ajudaram em sua trajetória. “Espero que possamos continuar aprendendo uns com os outros, pois somos todos aprendizes e mestres”.

Confira as fotos da solenidade de formatura:

{gallery}noticias2013/formatura-cruz-20122{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/3277-ufrb-tera-comissao-da-verdade-anuncio-marca-formaturas-do-ccaab-e-cetec

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil